Lanterna no ranking de vendas das picapes leves nacionais, a Ford Courier passa a ser oferecida na versão bicombustível. No Paraná, as concessionárias da marca já estão aceitando pedidos do veículo e a entrega aos primeiros compradores está programada para a primeira semana de junho. Com o lançamento da versão flex da Courier, o modelo ganha novo fôlego frente a concorrentes como a Fiat Strada, a Volkswagen Saveiro e a Chevrolet Montana.
A exemplo do Fiesta, EcoSport e Focus, a picape leve da Ford herda a motorização 1.6 de 111 cavalos com álcool e 105 cv com gasolina. As mudanças no modelo que já chega como linha 2008 se resumem apenas à parte mecânica. Visualmente, a única novidade é o logotipo "Flex", instalado embaixo do nome do utilitário, na traseira do lado esquerdo.
De acordo com informações da rede autorizada da marca em Curitiba, a versão de entrada da Courier Flex custa R$ 1 mil a mais que o modelo que só pode ser abastecido com gasolina, que é vendido a partir de R$ 26,9 mil em revendas da capital. Ainda há, inclusive, unidades do veículo antigo 1.6 de 95 cv disponíveis nas concessionárias. O comprador poderá ainda equipar a Courier Flex com itens opcionais, como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos e acabamento interno diferenciado. O custo extra, neste caso, seria de cerca de R$ 7,8 mil.
Concorrentes
A Courier Flex chega ao mercado bem atrasada em relação aos demais concorrentes. A Volkswagen Saveiro e a Chevrolet Montana, por exemplo, começaram a ser vendidas em 2003. Já a Fiat Strada foi lançada em 2004.
Líder de vendas no segmento, a Strada tem a maior oferta de versões. A picape leve da Fiat é a única a oferecer cabine simples ou estendida (as demais são apenas simples). Além disso, são dois tipos de motorização: 1.4 Flex 81/80 cv e 1.8 Flex 114/112 cv. Em Curitiba, o modelo é vendido a partir de R$ 29,6 mil (1.4 Flex cabine simples), R$ 33,6 mil (1.4 Flex, cabine estendida e direção hidráulica) e R$ 42 mil (Adventure 1.8 Flex, cabine estendida, ar-condicionado e conjunto elétrico).
Em segundo lugar no volume de vendas entre as picapes leves, a Volkswagen Saveiro é oferecida já como linha 2008 nas versões Total Flex 1.6 de 99/97 cv e 1.8 de 106/103 cv. Na capital, o modelo custa a partir de R$ 29,2 mil (1.6 Total Flex) e R$ 32 mil (1.8 Total Flex) e, como os demais concorrentes, pode receber itens como direção hidráulica, vidros/travas elétricos e ar-condicionado (cerca de R$ 7,3 mil a mais). Vale lembrar que, para o próximo ano, está prevista uma reestilização total na família Gol, que também inclui a picape Saveiro e a Parati.
A Chevrolet Montana, por sua vez, é comercializada apenas na versão 1.8 Flexpower de 114/112 cv. Sua versão de entrada custa, em revendas de Curitiba, a partir de R$ 33,9 mil. Com itens extras como direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos, seu preço sobe para R$ 40,8 mil. Uma opção ainda mais completa é a "Sport", que traz ainda rodas de liga leve, faróis de neblina e pintura metálica. Esta versão custa R$ 45,2 mil.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião