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 | Sossella
| Foto: Sossella

A Honda CRF 450R já vem há algum tempo ocupando o topo do pódio nas avaliações feitas por diversas publicações internacionais. Todo ano questiona-se o que poderia vir a ser melhorado numa motocicleta que, aparentemente, está no limiar da perfeição para a grande maioria dos pilotos do mundo. Entretanto, a cada ano a marca mostra que ainda existem alguns refinamentos que podem ser realizados e, na prática, demonstra que os resultados continuam a ser ainda melhores dentro da pista. Olhando para a moto é praticamente impossível constatar o que foi alterado, no entanto a CRF 450 R ganhou novo sistema de descompressão, mapa de ignição, subquadro e suspensão dianteira recalibrada. Seu peso a seco é de 99,1 kg.

Com isso, os engenheiros procuraram fazer com que a moto tivesse um melhor aproveitamento da potência ao longo das três faixas de giro (baixa, média e alta) – uma vez que o modelo 2006 se mostrava manso em baixas rotações, mas bastante agressivo de média para alta rotação. Assim, a moto ficou mais dócil e, conseqüentemente, fácil de ser tocada por pilotos menos experientes. O chassi sofreu algumas lapidações que o deixaram ainda mais eficaz. As suspensões agora, na opinião dos pilotos, oferecem mais controle e ajuste às imperfeições do solo para absorver melhor os impactos nas aterrissagens. A nova CRF 450 R está sendo vendida com exclusividade pela Motonda ao preço de R$ 28,5 mil.

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