Em relação à versão anterior do CrossFox, o pára-choque de plástico preto cedeu lugar a outro, na cor da carroceria do carro, e com uma ampla moldura cinza escuro na parte inferior que agrega a entrada de ar| Foto: Fotos: Divulgação/Volkswagen

Na estrada

Câmbio macio facilita a sua condução

Como no antigo CrossFox, a posição de dirigir é o destaque desta nova versão. O banco alto, a regulagem de altura do volante e a boa visibilidade dianteira garantem o conforto nas manobras e para enfrentar horas de estrada ou trânsito.

O câmbio mecânico macio também é um ponto favorável ao bem-estar ao dirigir. Na parte mecânica, o modelo não sofreu alterações. A suspensão absorve bem os trancos em trechos acidentados e, por ser elevada, evita que o carro raspe em obstáculos como pedregulhos, galhos de árvores, valetas e buracos. O motor, por sua vez, é o mesmo 1.6 Total Flex de 104 cv (com álcool) que equipa o Fox, tem comportamento satisfatório em arrancadas e muito fôlego para ultrapassagens rápidas.

No painel, o único detalhe que combina com o visual externo é o conjunto de instrumentos, com detalhes em azul, e o visor do computador de bordo. O porta-luvas é pequeno, mas sua falta de espaço é compensada pela gaveta localizada embaixo do banco.

CARREGANDO :)
Atrás, o suporte do estepe evoluiu dando novo visual ao carro
Os bancos contam com novas forrações e um painel moderno
Conjunto de instrumentos com detalhes em azul
Entre os opcionais, comandos de som no volante
Piscas integrados aos espelhos retrovisores
Suporte do estepe está mais fácil de ser aberto
CARREGANDO :)

São Bernardo do Campo (SP) - A Volkswagen não está disposta a perder terreno. Pouco tempo após colocar no mercado o novo Fox, a marca também lança a versão aventureira do hatch, o Crossfox. Deixando de lado al­­guns detalhes mais ex­­ces­sivos, como o quebra-mato dianteiro, mas mantendo o vi­­sual "off-road", o hatch co­­me­­ça a ser vendido nesta semana com preços a partir de R$ 45.550. Equipado com ar-condicionado, trio elétrico, alarme e direção hidráulica, o valor salta para R$ 49.390, podendo chegar a R$ 63.259, com todos os equipamentos instalados. O modelo concorre com o Fiat Pa­­lio Adventure, Peu­­geot Escapa­­de, Nissan Li­­vina X-Gear, Ci­­troën XTR, entre outros.

Assim como o Fox, o Cross­Fox herdou o mesmo padrão de design adotado pelas novas gerações do Polo e do Golf vendidos pela Volkswagen na Eu­­ro­­pa. Os faróis perderam os con­­tornos arredondados, sendo substituídos por linhas geométricas, mais elegantes e modernas, e alinhadas à atual identidade da marca. Em comparação ao CrossFox antigo, a aparência da nova versão ficou mais urbana. Na frente, o pára-choque de plástico preto integrado à grade frontal cedeu lugar a outro, na cor da carroceria, e com uma ampla moldura cinza escuro na parte in­­ferior que agrega a entrada de ar e grandes faróis auxiliares nas extremidades.

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Nas laterais, os destaques ficam por conta dos novos adesivos nas portas e do estribo de alumínio com bordas quadradas. As capas dos espelhos re­­trovisores externos receberam luzes de pisca, assim como no Fox. As rodas medem 15 polegadas e calçam pneus 205/60. Em cima, as barras horizontais do rack mudaram de posição e, agora, acompanham a linha do teto. Atrás, as novidades ficam por conta do suporte do estepe, que evoluiu, dando um visual de carro-conceito ao CrossFox. O braço que segura o pneu, an­­tes fixado à coluna traseira, passa a ficar apoiado no pára-choque e pode ser destravado ele­­tricamente. O pequeno ae­­rofólio instalado sobre a tampa traseira continua, mas com visual novo.

Interior

Por dentro, os bancos contam com forrações exclusivas e o desenho da raposa nos encostos. Inscrições com o nome CrossFox aparecem ainda nas soleiras e na alavanca do câmbio. A lista de cores externas inclui 11 opções entre pinturas sólidas, metálicas e perolizadas, além de duas exclusivas, o amarelo Ímola e a laranja Ata­­cama, esta desenvolvida especialmente para o modelo e que se aproxima bastante da cor dos táxis de Curitiba.

Entre os itens de série do no­­vo CrossFox figuram trio elétrico (vidro elétrico nas quatro portas, travamento central, alar­­me e retrovisores elétricos), faróis duplos com máscara negra, alarme sonoro de fa­­róis acesos, chave tipo canivete e novo rack de teto. A lista se­­gue com computador de bordo com sete funções, I-System, banco traseiro deslizante e tomada 12V no porta-malas. Já a lista de equipamentos opcionais é formada por sensores crepuscular, de chuva e de es­­tacionamento; espelho retrovisor interno com função anti-ofuscante, airbag, freios com ABS e teto solar.

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O jornalista viajou a convite da Volkswagen.