Valentia, conforto e segurança em todos os tipos de terreno
Para mostrar que a proposta mais urbana do Evoque não limitou a vocação fora de estrada da Land Rover, a fabricante promoveu um test-drive de 200 km entre o País de Gales e a cidade de Liverpool, Noroeste da Inglaterra. Pela rodovia, o Evoque contornou curvas sinuosas grudado ao chão, graças a nova suspensão independente com um centro de gravidade mais baixo, que favorece a estabilidade.
Quando encarou as ruas de Liverpool, a estranheza de se guiar na mão invertida (mão inglesa) foi compensada pelo comportamento que mais parece de um hatch, no qual as manobras são mais fáceis de realizar.
O Range Rover impressionou também pela valentia em situações adversas. Mesmo com pneus de perfil baixo, o veículo superou com tranquilidade pisos acidentados e de baixa aderência.
O condutor tem o auxílio do sistema Terrain Response, que adapta as respostas do motor, da caixa de embreagem e dos sistemas de frenagem/estabilidade para atender às demandas do terreno. O mecanismo também monitora estabilidade, rolamento, tração, arranque em subida (para que o carro não ande para trás) e velocidade de descida em off-road.
Notável ainda a capacidade do carro de enfrentar áreas alagadas. Com água quase na altura do capô, bastou manter a pressão contínua no acelerador para que o Evoque cruzasse o obstáculo sem sustos.
O Jornalista viajou a convite da Land Rover.
Apesar de toda a sofisticação e robustez embarcadas nos carros, a Land Rover sempre adotou uma postura conservadora ao desenhar seus projetos. Ela se baseava em linhas mais quadradas e na similaridade entre um modelo e outro. Para muitos, o visual nunca foi o grande atrativo da fabricante inglesa. A partir do crossover Evoque, essa imagem certamente começará a mudar. O "caçula" da linha Range Rover, a mais cara e luxuosa da marca, é uma revolução em tudo que se viu de Land Rover até hoje. O carro chega ao mercado europeu em outubro e no mês seguinte desembarca no Brasil.
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A novidade, lançada oficialmente em Liverpool (Inglaterra), na semana passada, irá influenciar esteticamente os próximos produtos da montadora. "O Evoque será um divisor de águas", bradou o diretor-presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, Flávio Padovan, revelando a meta de tornar o veículo um campeão de vendas.
Atributos não lhe faltam para conquistar rapidamente esse posto. Além da beleza, do requinte no acabamento e dos recursos tecnológicos, o modelo manteve o DNA off-road típico da marca. Assim, torna-se um carro sob medida para quem quer ser visto nas cidades e também não dispensa uma boa dose de adrenalina nos fins de semana, encarando terrenos hostis.
O preço completa esse pacote que faz a Jaguar Land Rover sonhar alto. Na Inglaterra partirá de 28 mil libras esterlinas (algo perto de R$ 73 mil) na versão mais básica (a diesel, com câmbio manual e tração dianteira). No Brasil, virá por menos de R$ 180 mil, garantiu Padovan, sem precisar valores, na configuração com motor 2.0 turbo a gasolina (4 cilindros), de 240 cv e 34,6 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas com trocas também no volante e tração 4x4. Parece salgado demais, mas considerando o que o crossover oferece e o preço do Range Rover mais barato atualmente no país o Sport SE 3.0 V6 turbo sai por R$ 282 mil , dá para apostar que ele chegará competitivo para brigar com o BMW X1 3.0 sDrive28i 4x4 (R$ 199 mil), que deverá ser seu principal concorrente.
O consumidor poderá escolher entre a carroceria de quatro portas ou duas portas (cupê). A linha de cintura do Evoque deixa o carro com aspecto robusto e agressivo. Os faróis finos invadem a lateral e são adornados por luzes diurnas de LED. Se para quem olha de fora a admiração é inevitável, internamente o deleite visual é menor, embora não falte luxo. O acabamento traz materiais de ótima qualidade, sendo 85% recicláveis, enquanto o amplo teto panorâmico completa a sensação de bem-estar.
O painel mostra as diversas funções no modo de dirigir o condutor tem cinco opções para ajustar o carro de acordo com a necessidade do terreno. O console central, com acabamento em alumínio escovado, abriga os controles do ar-condicionado e o seletor do câmbio (retirado do Jaguar XF e XJ), que se ergue quando o carro é ligado. Acima fica o sistema touchscreen que exibe os mapas de navegação, os controles de áudio e as imagens das cinco câmeras, entre outros.
Montado sobre a plataforma do Freelander 2, o Evoque traz uma extensa lista de equipamentos, que inclui sete air bags, freios ABS com controle de distribuição, ar-condicionado digital com duas áreas de temperatura, cinco câmeras para monitoramento externo, faróis bixenônios adaptativos, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento e sistema de entrada e partida sem chave. Há ainda o sistema automático de estacionamento (Park Assist), que manobra o veículo sozinho (similar ao usado pelo VW Tiguan), além de tecnologias que ajudam na segurança e condução em terrenos complicados.
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