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Zagueiro Jeci acredita na manutenção da boa fase contra o Paulista, a partir das 16h deste sábado | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Zagueiro Jeci acredita na manutenção da boa fase contra o Paulista, a partir das 16h deste sábado| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

A atenção na hora de fazer o seguro do carro ou de renová-lo deve ser máxima. Isso porque as seguradoras querem se prevenir de clientes problemáticos. Antes de se chegar ao valor do prêmio, preço cobrado para ter o seguro, é traçado um perfil do condutor pelas seguradoras. Há dez anos, esse dado era apenas informativo.

Hoje, tornou-se consulta básica para a realização do seguro, que também avalia o modelo do veículo e a região onde circula. São perguntas decisivas para avaliação, como se o condutor deixa o carro em estacionamento ou na rua; se o veículo é um instrumento de trabalho e quanto tempo de habilitação tem o motorista principal. Mentir ou esquecer de avisar sobre mudança de condutor são os tipos mais comuns de fraudes aplicadas em seguradoras, que também sofrem com simulações de roubos e furtos de veículos, de acordo com Guilherme Wrany, corretor de seguros há seis anos.

Em caso de sinistro, todos os dados são investigados e podem resultar em não cobertura das despesas. As informações desse questionário, cruzadas com as estatísticas das próprias seguradoras e de órgãos como Batalhão de Trânsito e Polícia Rodoviária Estadual e Federal em relação a idade, sexo e estado civil das vítimas envolvidas em acidentes de trânsito – só ano passado, foram 23.720 entre 18 a 29 anos –, resultou em um perfil de cliente mais agradável para as seguradoras e outro considerado de alto risco. O jovem que está entre os 18 e 25 anos, solteiro, representa o cliente "perigo" e paga um seguro alto. Já uma mulher casada, com mais de 45 anos, e que não usa o carro na atividade profissional é a legítima cliente ideal e tem desconto no preço final.

Na prática

A arquiteta Heloisa Alberge está na lista do perfil crítico, é solteira e tem 23 anos. O seguro do seu Volkswagen Fox 1.0 2007 saiu por R$ 1,3 mil. " Sai caro, mas é essencial ter seguro, principalmente contra terceiros. Ainda não usei este, mas com meu antigo carro a atenção dada pela seguradora foi boa", afirma.

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