O volume de chuva verificado nos últimos meses praticamente triplicou o número de carros nas ruas de Curitiba e potencializou os riscos de colisões entre veículos.
E as causas dos acidentes não estão ligadas somente ao piso escorregadio e a imprudência do motorista, mas também à falta de cuidados do proprietário quanto a conservação dos pneus do carro. Se os rodados do seu automóvel estão desgastados, saiba que você é um forte candidato a figurar nas estatísticas de acidentes do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran). "Os pneus carecas diminuem a aderência, comprometendo a dirigibilidade do carro. Com 30% de vida (se não tiver ABS), tende a derrapar numa frenagem em dias de chuva", ressalta Lindomar dos Santos, chefe da Auto Center da Ciro Pneus.
Segundo ele, o próprio motorista pode realizar um inspeção visual no pneu, que vem de fábrica com o índice de desgaste denominado TWI. "Esse limitador (quatro no total) é um ressalto de 8 milímetros na região inferior dos sulcos. Se o ressalto atingir 1 milímetro da superfície de rodagem, o pneu deve ser trocado", orienta.
O ideal é que o motorista faça o check-up preventivo a cada 5 mil km, bem como o alinhamento, o balanceamento e o rodízio dos pneus a cada 10 mil km ou 6 meses. Estes cuidados passam a ser regra para quem dirige de forma mais agressiva e comete desleixos como bater em meio-fio ou passar em buracos.
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