Performance
Motor é resultado da parceria com a BMW
Na parte mecânica, o RCZ vem equipado com uma dupla bastante afinada, o motor 1.6 THP, turbo com injeção direta de 200 cavalos, entre 5.500 e 6.800 giros, e torque de 27,5 kgfm entre 1.700 e 4.500 giros. O conjunto foi desenvolvido na parceria que a Peugeot mantém com a alemã BMW e segue a tendência de baixa cilindrada com turboalimentação, que garante elevada potência e consumo menor.
A motorização é capaz de levar o cupê de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 237 km/h. Já o câmbio é automático sequencial de seis marchas. Com configuração 2x2 (dois ocupantes na frente e mais dois lugares pequenos atrás), o RCZ possui tração dianteira e plataforma derivada da família 308 (que no Brasil é representada hoje pelo sedã 408). No interior, a posição de dirigir é no estilo "cockpit", muito apreciada pelos fãs de esportivos.
Com um atraso de dois anos em relação à chegada do carro na Europa, a Peugeot está lançando agora no Brasil o cupê esportivo RCZ. Com o mesmo motor do crossover 3008, 1.6 turbo de 165 cavalos e câmbio automático sequencial de seis marchas, o RCZ é o primeiro carro da Peugeot a não utilizar a tradicional nomenclatura de números em seu nome.
Com o preço de R$ 139,9 mil, o esportivo que é fabricado na Áustria terá o Audi TT como principal concorrente no Brasil, embora este custe quase R$ 200 mil.
A Peugeot trouxe um lote inicial de 200 unidades, que espera vender até o fim do ano. "Depois disso vamos ver como se comporta o mercado. Traremos o quanto for necessário", diz o diretor de marketing Frederico Battaglia. Entre os países europeus em que o cupê foi mais bem recebido desde que começou a ser vendido, em meados do ano passado, destacam-se França (7.337 unidades), Reino Unido (4.070) e Alemanha (3.614).
O cupê preservou suas linhas agressivas, que o identificam prontamente com outros modelos da marca. A enorme tomada de ar dianteira e os faróis afilados são herança do Peugeot 308, que também cedeu sua plataforma para o RCZ. Pelo lado de fora, o modelo parece uma escultura lapidada em movimento.
A frente, de características felinas, deixa claro que o modelo é da Peugeot. O novo emblema se apresenta ladeado por faróis direcionais de duplo xenônio e os retrovisores externos se retraem automaticamente quando se tranca a porta com o carro desligado. A linha de cintura alta e o teto formado por arcos de alumínio contribuem para acrescentar modernidade ao conjunto. As rodas de liga leve opcionais reforçam mais o estilo esportivo.
Já a traseira do veículo não fica para trás. O destaque maior fica para o porta-malas, que parece um tanto alongado na proporção do habitáculo o que é confirmado pela capacidade de carga de 384 litros, um número até generoso para um esportivo.
Equipamentos
Entre os principais equipamentos de série, o cupê vem com controle de tração inteligente (ASR) integrada ao ESP, freios ABS de última geração, quatro air bags, Hill Assist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xenon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital duas zonas, para-brisa acústico, sistema de som de alta fidelidade e outros itens.
O carro estará disponível em quatro cores metálicas (azul, cinza,preto e vermelho), além de uma cor perolizada (Branco Nacre). O modelo conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem.
O jornalista viajou a convite da Peugeot
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