Para os amantes da extinta Kombi, o dia 2 de setembro é uma data a ser lembrada. Foi neste dia, no ano de 1957, que o grupo Brasmotor passou a fabricar o carro no Brasil com mais de 50% das peças nacionais. E em Curitiba, a comemoração do Dia Nacional da Kombi 2015 (DNK) será antecipada. O evento é neste domingo (30), no pátio da concessionária Copava, no Cabral (Rua dos Funcionários, 1.000).
A data celebra os 58 anos da produção do modelo no país, e por isso os veículos formarão um mosaico gigante representando a traseira do utilitário. Nas edições anteriores foram o símbolo da Volkswagen (2011), a frente do modelo (2012), um coração partido pelo fim da produção (2013) e a bandeira do Brasil em alusão à Copa do Mundo (2014).
VÍDEO: Veja como foi a edição de 2014
Outra novidade deste ano é que o proprietário Diego do Nascimento terá a sua Kombi modelo 71 inteiramente grafitada pelo artista João Paulo Rotava, o “Bolacha”, durante o evento. A 5.ª edição do DNK deverá reunir quase 200 exemplares do veículo e perto de 1 mil visitantes, entre 9h e 17h.
Além da exposição dos carros, haverá sorteio com os veículos participantes para compor o ‘Car-Lendar’ KCC/Copava 2016, distribuição de brindes, venda de peças, oito Kombis food trucks, cobertura fotográfica para as revistas Fusca & Cia e Kombi Magazine e concurso de beleza ‘Garota Pin-up DNK 2015’. O DNK é realizado pelo Kombi Clube Curitiba, com promoção da Copava e apoio do Fusca Mania Clube Curitiba. A entrada é gratuita.
Multiuso
A Kombi foi o primeiro modelo da VW a ser produzido no Brasil. O nome vem do alemão Kombinationfahrzeug que significa ‘veículo combinado’ ou ‘veículo multiuso’. No entanto, o primeiro esboço do carro surgiu no fim da década de 1940, das mãos do holandês Ben Pon. Inicialmente com base no chassi do Fusca, o carro começou a ser fabricado na Alemanha em 1950.
No Brasil foi montada de 1957 a 2013, ultrapassando a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas. Até 1984 foi equipada apenas com motores refrigerados a ar. O bloco flexível veio em 2005.
Por aqui, o modelo ganhou duas reestilizações: em 1976 e outra em 1997. De 1967 a 2000, a marca produziu a versão picape, que possuía também uma configuração com cabine dupla.
O projeto da Kombi fabricado no país era baseado no alemão T2, que foi aposentado ainda na década de 1970. Na Europa, a versão atual do furgão da VW é a T6 (sexta geração), conhecida como Transporter.
Dia Nacional da Kombi 2014 é comemorado em Curitiba
Centenas de entusiastas do clássico da Volkswagen se reuniram no evento, que contou com mais de 100 carros e a apresentação de um mosaico gigante da bandeira do Brasil.
+ VÍDEOSNúmero de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião