Dar de cara com um veículo customizado nas ruas é motivo para comentários e alguns segundos de admiração ou mesmo de reprovação, dependendo do projeto. Afinal não há como ignorar um visual exótico, uma pintura chamativa ou o ronco grosso de motores possantes.
Que tal conferir de perto, num só lugar, centenas de carros e motos que cultuam a prática da personalização? O Curitiba Custom Day nasceu com este propósito: reunir o que há de mais interessante e curioso no universo da customização na capital paranaense.
>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro
E a 3.ª edição acontece neste fim de semana (10 e 11), a partir das 9h, no Parque São Cristóvão, em Santa Felicidade. Para temperar a festa, shows culturais, muita música e gastronomia diversificada. As atrações vão desde carros populares até modelos clássicos e luxuosos.
O desfile custom terá a presença, por exemplo, de Mustang Mach I 1971, Chevrolet Bel Air, Ford Coupé 5W Hi-Boy 1931 e um Ford Delivery 1930, com motor V6, personalizado ao estilo rat rod (visual enferrujado ou desgastado pelo tempo).
>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil
O público mais afinado com as motos terá a oportunidade de curtir exemplares da Harley Davidson, símbolo da cultura custom, além da modelos da Triumph e também veículos raros e antigos.
Em 2017, o Curitiba Custom Day reuniu 5,2 mil pessoas em apenas um dia evento. A expectativa desta edição é passar de 7 mil nos dois dias de evento.
Diferentemente de quando surgiu, a cultura custom hoje abrange pessoas de diversas tribos. O público-alvo são aqueles que respiram seus veículos, buscam novas tendências e tentam imprimir o seu estilo a carros e motos. Tudo isso aliado a equipamentos de alta qualidade e uma mão de obra qualificada que constroem peças únicas.
Atrações para todos os gostos
A programação conta ainda com espaço kids, lojas de customizadores, bazar, barbearia e tatuadores. Tudo embalado por 13 bandas que se revezarmo em dois palcos.
No cardápio musical destaque para o grupo paulista Iron Ladies, formada só por mulheres, que toca as clássicas do Iron Maiden. A Old Chevy, de Campinas (SP), apresenta o melhor do Rockabilly e músicas autorais.
A lista segue com o icônico Blindagem e as meninas do TN She, que fazem tributo à banda australiana AC/DC. A Discotecagem é por conta da catarinense Kombination.
>> Brasil pode banir das ruas carros movidos a gasolina, diesel e gás
No cardápio gastronômica, hambúrguer, churrasco americano, pizza, pastel, sanduíche de pernil, pretzels, churros e sorvete são algumas das opções.
Há ainda chope artesanal das marcas Gauden, DUM Cervejaria, Cerveja Tormenta, Cervejaria FuckingBeer e Cerveja Pagan.
Um bazar comercializa roupas, peças de decoração e acessório para quem quiser comprar lembrancinhas do evento.
Ingressos e expositores
A entrada custa R$ 25 - crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam. A camiseta oficial do Curitiba Custom Day também está a venda no site.
Ainda está aberta a inscrição para os interessados em expor seu carro ou moto customizada. O custo é de R$ 50 para os dois dias e dá direito a entrada de um acompanhante. Para motos, o valor é R$ 25 para os dois dias, sem acompanhante.
>> As estradas mais legais do mundo para conhecer de carro
Cultura Custom nasceu na 2.ª Guerra
A cultura custom nasceu nos EUA e ganhou força durante e após a Segunda Guerra Mundial, quando os veículos ficaram escassos, assim como os recursos.
Muitos dos modelos usados na época eram sucatas das batalhas, que precisavam passar por processo de customização para circular nas ruas urbanas. Essa transformação acabou virando um estilo de vida, seja nos carros, na moda ou nas artes.
SERVIÇO
3 .º CURITIBA CUSTOM DAY
Quando? 10 e 11 de novembro
Onde? Bosque São Cristovão (Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, 85, em Santa Felicidade)
Que horas? das 10h às 22h (sábado) e das 10h às 21h (domingo).
Quanto custa? R$ 25
Quer saber mais? www.customday.com.br e Facebook do evento
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião