Dono do recorde da categoria Pro Mod, Roderjan Busato leverá mais uma vez ao autódromo o seu potente Camaro 68| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Serviço

21.º Festival Força Livre de Arrancada

Data: 12 a 14 de dezembro

Local: Autódromo Internacional de Curitiba. Avenida Iraí, 16, Pinhais

Entrada: R$ 10 (sexta), R$ 20 (sábado), R$ 30 (domingo), R$ 70 (acesso aos boxes no domingo) e R$ 100 (acesso aos boxes nos três dias).

Informações: www.forcalivre.com.br.

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Oficina da equipe Artivinco Racing, de Sidnei ‘Grandão’ Frigo, que competirá pela categoria Dragster: de volta a Curitiba depois de três anos
Festival terá 20 modalidades, que vão dos carros de rua aos clássicos nacionais modificados
Festival terá 20 modalidades, que vão dos carros de rua aos clássicos nacionais modificados
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O fim de semana que irá de 12 a 14 de dezembro será especial para os fãs de automobilismo em Curitiba. Ao longo dos três dias, a cidade receberá o 21.º Festival Força Livre de Arrancada, que é considerado por pilotos e amantes da modalidade como o mais importante do Brasil. Ao todo, o encontro reunirá mais de 360 competidores, que tentarão bater os recordes de cada uma das 20 categorias em jogo. Como nos outros anos, o público esperado é de até 40 mil pessoas.

Para esta edição, o festival contará com show de demolição, apresentações de bandas e carros mais preparados para correr na pista do Autódromo Internacional de Curitiba. Além disso, o encontro terá pilotos de destaque em algumas das categorias em jogo. "Os carros estarão mais evoluídos. Por isso, esperamos mais quebras de recordes. Esta é uma competição única, porque os veículos são preparados o ano todo só para o festival", conta o diretor da Força Livre, Adalberto Monteiro. Não por acaso, três semanas antes do evento as inscrições para participar das provas estavam esgotadas.

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Competição acirrada

Neste ano, o clima de competição esquentará com a presença de alguns pilotos celebrados no país, como Sidnei ‘Grandão’ Frigo, que corre pela categoria Dragster Top Alcohol, a mais rápida do festival; e Roderjan Busato, da Pro Mod, a qual conta com carros parecidos com os que vemos nas ruas, mas com uma configuração própria para as pistas.

O Camaro 1968 de Busato, por exemplo, possui uma carroceria de fibra de carbono e chassi de cromo-molibidênio, uma combinação de metais leves que fazem com que o carro ‘voe’ nas pistas. Responsável pelo recorde da categoria Pro Mod no Brasil, o piloto bateu os 403 km/h em 6,17 segundos em 2012. Para alcançar esta marca, o competidor equipou o modelo com um motor Chevy V8 biturbo de 4 mil cavalos de potência. Quase todas as peças e componentes do modelo são importados.

Participante assíduo do evento, Busato o considera como o mais esperado da categoria. "Não tem nada igual na América Latina. A arrancada brasileira nasceu em Curitiba. As primeiras competições oficiais em pista foram aqui, o que fez com que o público pegasse gosto pela coisa", conta ele.

Outro nome de peso, mas na categoria Dragster, é Sidnei Frigo. Dono de um modelo completamente modificado, capaz de alcançar velocidades acima dos 300 km/h em poucos segundos, o corredor paulista volta a participar do festival depois de três anos de ausência. Para o autódromo, ele trará uma máquina com 7,6 metros de comprimento e 1,13 tonelada, com um motor V8 Allan Johnson aspirado de 4 mil cv. Alimentado por 90% de nitrometano e 10% de etanol, o veículo chega até os 396 km/h em 5,8 segundos.

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Mas essa velocidade é pequena perto da que ele atinge nas provas que participa nos EUA, pela categoria Top Fuel. Lá, os velocímetros ultrapassam facilmente a marca dos 500 km/h. Mesmo com a experiência no exterior, Frigo não esconde a animação de retornar ao Autódromo curitibano. "Neste ano a categoria terá mais carros, mais competição. E quanto mais, melhor", acredita o piloto.