O Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rods chega a sua terceira edição mais badalado do que em anos anteriores. Se nas duas edições passadas era apenas parte integrante de um evento maior em 2009 foi uma das atrações do Mega Car Hot Show e em 2007, do Força Livre Motorsport Show , desta vez a mostra dominará todo o pavilhão de exposições do Parque Barigüi, em Curitiba, nos dias 13 e 14 de novembro.
A previsão é reunir cerca de 200 hot rods e muscle cars de diferentes estados brasileiros e até países vizinhos. Faltando ainda dois meses e meio para o encontro, cerca de 50 veículos já foram inscritos. "Vamos superar a marca de carros expostos no ano passado. Como é um pavilhão fechado tem limite de vagas, por isso pedimos que o pessoal antecipe a sua inscrição para não ficar de fora do maior evento de hot rods do Brasil", destaca o organizador Rafael Casagrande, da P1 MKT/COM, que espera reunir 20 mil pessoas nos dois dias de exposição. A mostra terá também a presença de empresas e marcas do setor automotivo.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.encontrobrasilhotrods.com.br. Cada veículo inscrito terá direito a um kit de participação (com duas credenciais, uma camiseta promocional do evento, um troféu e uma placa de identificação do veículo). Os proprietários que inscreverem seus carros até o dia 10 de outubro pagarão R$ 50 para a área comum e R$ 400 na área premium. Após este prazo, até o dia do evento, o valor será de R$ 80 e R$ 500, respectivamente.
O movimento Hot Rod ("Biela Quente", numa tradução livre) surgiu no Estados Unidos na década de 30 e atualmente envolve clássicos da primeira metade do século customizados com motorização moderna, geralmente blocos V8, com muitos cromados, e pinturas chamativas. Em Curitiba, a cultura é bastante difundida ao ponto de a cidade ser rotulada como "a capital do hot no Brasil". O clube Curitiba Roadsters, idealizador do evento, é referência nacional de preservação e divulgação da cultura hot.
Já os muscle cars, outro estilo presente na mostra curitibana, como o próprio nome em inglês indica, são carros com aparência "musculosa" e motores V8 potentes por debaixo do capô, saídos da indústria automotiva de Detroit (EUA) até 1975.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião