Dentre os mais de 12 mil exemplares em exposição na 15.ª edição do Curitiba Diecast Mix, que ocorre neste sábado (25), estarão modelos da Kyosho, empresa japonesa fabricante de réplicas dos veículos de rua em escala reduzida.
Achar carrinhos dela no Brasil é quase uma façanha. Eles não estão à venda em supermercados e lojas de departamentos, como ocorre com Hot Wheels e Matchbox; somente via online e, mesmo assim, um ou outro modelo em sites nacionais e-commerce.
Diante da dificuldade para fomentar sua coleção, o curitibano Muriel Felipe Schiochetti, 26 anos, decidiu transformar o seu fascínio pelas miniaturas da marca japonesa em um negócio. Criou em 2013 a loja virtual Curitiba Customs, pioneira no país em reunir num só ambiente um catálogo com mais de 900 modelos da Kyosho, de um total de 1,7 mil já fabricados pela empresa.
Das sempre desejadas Ferraris e Lamborghinis a opções temáticas, como veículos militares e carros do 007 James Bond.
Para facilitar a procura, as coleções são divididas por marcas ou nacionalidades. Além das montadoras italianas, há também as alemãs, japonesas, britânicas e americanas. Para quem curte automobilismo, tem até monopostos de Fórmula 1. Só não há projetos da indústria brasileira, uma ausência que Schiochetti sonha um dia suprir.
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“Pretendo no futuro criar uma linha própria, produzida por mim, também com modelos nacionais”, diz o administrador de empresas por formação e piloto de aviação desempregado. “Não arranjava uma colocação no mercado na minha área, por isso investi no segmento de miniaturas”, ressalta.
Como toda a criança, o gosto pelos carrinhos do agora microempresário veio da infância. Dos 7 aos 12 anos brincava com os modelos que ganhava de presente, mas depois perdeu o encanto. Só foi se deparar com a magia das miniaturas após terminar a faculdade em 2011.
“Tinha amigos que colecionavam Hot Wheels e quando vi uma Lamborghini verde fiquei encantado. Passei a procurar o esportivo nesta cor na internet. Foi quando encontrei uma unidade da Kyosho. Era uma réplica fiel ao carro original. Se colocada ao lado, a da Hot Wheels é apenas uma caricatura”, conta.
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A partir dali, Schiochetti começou a aumentar a sua coleção e logo enxergou uma oportunidade de obter lucros percebendo a escassez da marca oriental no país. Com ajuda de uma conhecida no Japão, que lhe enviava os produtos, ele foi atrás da clientela. Começou no boca a boca e Facebook até montar o website há três anos.
Além de consumidores, essas pessoas que compram os meus carrinhos são meus amigos virtuais. Assim como nos encontros de miniaturas, onde fiz e ainda faço muitas amizades. Eventos como o Curitiba Diecast Mix, na verdade, deram inspiração para começar a minha coleção e depois transformá-la num negócio.
Para armazenar os carrinhos, ele idealizou uma estante em formato de arquibancada. A estrutura tem 5 metros de comprimento e acomoda 1,2 mil unidades. “Fiz com o dinheiro que consegui vendendo duas coleções em escala 1:43 de carros de F-1 do Ayrton Senna em uma das edições do Diecast Mix. Cada uma saiu por R$ 5 mil”, relata.
Ele conta que o box gigantesco deu projeção internacional ao seu empreendimento. Hoje, tem clientes nos EUA, México, Itália, Hong Kong, República Tcheca, Indonésia e até no Japão.
As máquinas da Ferrari são os mais procuradas no site. O valor médio de cada unidade gira entre R$ 50 e R$ 60. Mas, o catálogo começa em R$ 29,90, preço de um Nissan Skyline ou de um modelo da Fiat que não se vê pelas ruas brasileiras em tamanho real. “O Kyosho é uma transição natural da pessoa que vem do Hot Wheels”, destaca.
O empresário possui ainda uma coleção rara de Lamborghinis verdes na escala 1:43, com 40 peças, feitas com resina e a mão na Itália. “Tenho todos os modelos, Aventador, Murciélago, Gallardo, Veneno, entre outros”. Cada uma custa uma verdadeira fortuna, que o dono prefere manter em segredo.
Mais informações: www.curitibacustoms.com.br , www.kyoshocatalogs.com e pelo facebook.com/Curitiba-Customs.
Kyosho ganha projeção mundial em escala 1:64 após ser brinde em promoção de café
A Kyosho é uma marca de veículos em escala reduzida muito famosa no Japão e em outras localidades no mundo. No início era especializada em modelos guiados por rádio controle, principalmente em escala 1:18. Porém, mais tarde também viria a investir em miniaturas na proporção 1:64 (a mais tradicional).
Em 2004, recebeu uma encomenda da DyDo, empresa japonesa de café enlatado, para reproduzir carrinhos da Ferrari que seriam oferecidos como uma surpresa na compra da bebida com um pequeno custo adicional.
A promoção foi um tremendo sucesso, com a procura maior pelo brinquedo do que o próprio café. A loja de conveniência norte-americana Circle K, que possui uma cadeia internacional, passou a encomendar as peças da Kyosho. As unidades vêm em caixas fechadas e desmontados e é vira uma surpresa para os consumidores na hora de montá-los.
“O veículo é oferecido em três cores diferentes ao preço de 6 dólares cada caixa”, conta Muriel Felipe Schiochetti, colecionador e proprietário do site Curitiba Customs, que comercializa peças da marca. Para vendê-las, porém, o colecionador tira da caixa e monta o carrinho para que o comprador saiba como é o exemplar que está adquirindo.
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