Há motociclistas que não se contentam em ter o veículo apenas como meio de transporte e lazer. É preciso que ele seja também a personificação do seu estilo de vida. E aí buscam na customização uma maneira de traduzir seus sentimentos e desejos.
Alguns optam em mudar pequenos detalhes, como manopla, espelho, escapamento ou banco. Outros preferem a modificação pesada, que torna o modelo original irreconhecível.
O grau de personalização dependerá do gosto e do bolso do interessado. Na Legend Motors Custom Garage, de Curitiba, o serviço começa em R$ 1,5 mil e, a partir dali, ‘o céu é o limite’. Também entra na conta o fato de possuir ou não a moto para a transformação.
O ideal é utilizar um modelo que mais se aproxime do projeto desejado pelo proprietário. Isso facilitará a montagem das peças e o aproveitamento maior de componentes originais, diminuindo assim os gastos com novas peças, além de reduzir o tempo de trabalho e, principalmente, evitar que o resultado final acabe um verdadeiro ‘Frankenstein’.
O cliente geralmente tem a assessoria da oficina para escolher aquela que mais se enquadra ao estilo pretendido. “Qualquer tipo de moto é customizável, mas buscamos orientar para o modelo que o cliente mais gosta”, destaca Marco Aurélio Lima, sócio proprietário da Legend. Ele cita a Sportster, versão de entrada da Harley-Davidson, e a Triumph Bonneville, como exemplares mais comuns. “Elas são ‘peladas’, o que possibilita adicionar mais ideias para a customização”.
Modelos Harley viram obra-primas em projetos radicais
A empresa Cabeça de Ferro, de Curitiba, é especializada na marca norte-americana e também em criar uma moto completamente nova ao fim de cada trabalho
Leia a matéria completaMesmos as esportivas podem receber alterações, como a oficina fez como uma Suzuki Hayabusa. “Mexemos na traseira, na cintura, nos pneus, na balança... Ninguém diz que ela é um modelo 2008. Com a customização perdeu-se a referência do ano e do modelo, e o mesmo vale para qualquer modificação mais pesada”, salienta o empresário. Essa Hayabusa, que custou R$ 33 mil na forma original, pulou para R$ 88 mil com a personalização.
Na Legend Motors é feito desde a customização mais leve à mais radical. Uma mudança básica inclui, por exemplo, a colocação de um escapamento e do filtro de ar, que mudará o ronco do motor, deixando-o mais grave. “O serviço é rápido e dura um dia, em média, dependendo da disponibilidade das peças”, diz Marco Aurélio.
No entanto, pode demorar até 20 dias caso a pessoa opte por peças de mais grife, adquiridas no mercado externo (especificamente no norte-americano). O custo final, neste caso, também será maior, com um filtro de ar saindo por US$ 3 mil (R$ 11 mil), por exemplo.
La Chica é movida pela paixão e Virago ‘Harley’ surge pela casualidade
Paulo Costa levou para garagem recentemente a sua 10.ª moto customizada. Aline Moro foi apresentada à personalização para perder o medo de andar em duas rodas
Leia a matéria completaHá quem prefira apenas acrescentar um ganho no desempenho. Marco Aurélio explica que é feita a reprogramação da central eletrônica e revisão nos comandos da moto. O desembolso para o serviço sobe um pouco mais, acima de R$ 5 mil, e o tempo de entrega gira em cinco dias, no mínimo.
A pintura é um outro estágio da personalização muito procurado. Pode ser feita apenas no tanque ou nos para-lamas, ou então por completo. Este tipo de serviço na Legend Motors varia de R$ 1,8 mil a R$ 3,8 mil (por inteiro) e dura no máximo 15 dias.
“Fuçamos até no Facebook do cliente para identificar o perfil e o estilo dele, que ajudará na customização. Antes, porém, conversamos com ele para identificarmos o tipo de moto que gosta e qual a finalidade de uso (viagens ou passeios urbano)”, explica Marco Aurélio, afirmando que 90% do projeto é elaborado pela oficina com base nas preferências do interessado.
O sócio da Legend diz que o cliente participa da elaboração da ideia, mas existe a preocupação de evitar que o resultado final fuja da padrão de qualidade proposto pela customizadora, principalmente visual. “As máquinas são construídas a partir das histórias dos clientes, seguindo o conceito de Handcrafted Stories, para que cada veículo customizado seja único e carregue a identidade do dono”, finaliza Marco Aurélio.
LEIA MAIS: Curitiba ganha oficina que une customização, loja e hamburgueria
Legend Motors Custom Garage
Onde fica: BR 277, km 2, número 2.070, no Santo Inácio (sentido Curitiba-Ponta Grossa) - fica na 2.ª saída após a Decathlon, na marginal em frente à passarela.
Telefone: (41) 3273-7056.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast