Um tremendo "bólido" que brincando passa dos 300 km/h será lançado em outubro no Brasil. Trata-se do superesportivo Audi R8, que em setembro do ano passado foi a grande sensação do Salão de Paris. O anúncio de sua importação para o Brasil foi feito durante o lançamento oficial do modelo à imprensa mundial em Las Vegas (EUA). O R8 começa a ser vendido na Europa em maio e nos Estados Unidos em setembro.
Sensação do Salão de Paris, em setembro do ano passado, o superesportivo da Audi chega ao mercado para brigar com Porsche, Lamborghini e Ferrari. Para enfrentar estes poderosos rivais, a Audi foi se inspirar nas 24 Horas de Le Mans. Nela, a marca conseguiu cinco vitórias com um modelo que leva o mesmo nome. Além do carro de competição, o R8 de rua recebeu influência de outro carro conceito, o Le Mans, que brilhou no Salão de Frankfurt em 2005. O superesportivo traz motor 4.2 V8 (oito cilindros em "V") FSI de 420 cv (cavalos) de potência, tração Quattro e carroceria de alumínio. Com esse propulsor, segundo a Audi, o R8 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e ultrapassar os 300 km/h de velocidade máxima.
O preço ainda não foi divulgado, mas estima-se que o valor no Brasil deverá ultrapassar a casa dos R$ 500 mil. Na Europa, o R8 custará em torno de 120 mil euros, valor próximo de um 911 Carrera S (98 mil euros) e de um 911 Turbo (148 mil euros).
O modelo tem uma aparência robusta e musculosa. E suas dimensões são bem avantajadas. Mede 4,43 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,25 m de altura e seu entreeixos é de 2,65 m. Visualmente, o desenho do R8 tem formato de uma cunha, com capô largo e baixo e grandes entradas de ar. Na lateral, as tomadas de ar têm cor mais escura que a carroceria. O motor fica atrás do cockpit, traço típico de veículos de competição. Essa posição central permite melhor distribuição de peso 44% na dianteira e 56% na traseira. Além de grande, o R8 também é pesado. Com 1.635 kg de peso total, ganha da Ferrari 430 (1.450 kg) e do Gallardo (1.660 kg). As rodas são de aro 18, com pneus 235/40 na frente e 285/35 na traseira.
O interior acompanha a linha dos outros modelos da Audi, principalmente com o A6 e TT. O acabamento é todo em couro com detalhes em alumínio. Ar condicionado digital, navegador GPS, DVD, câmera traseira (para facilitar manobras) e som com 12 alto-falantes são também itens de série do modelo. Na parte de segurança, oferece airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e encosto de cabeça ativo.
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