• Carregando...
 | Reinaldo Canato / Divulgação
| Foto: Reinaldo Canato / Divulgação

Se o setor automotivo no Brasil vive uma crise nas vendas, ela parece não entrar no 29.º Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece no São Paulo Expo até este domingo (20).

Praticamente todas as marcas expositoras têm ao menos uma novidade para o mercado nacional. Sinal de que elas estão confiantes numa retomada da demanda nas lojas. Selecionamos dez estreias que chegarão às lojas ainda neste ano e ao longo de 2017.

Tem desde o inédito crossover Honda WR-V à nova geração da picape Nissan Frontier. O novo Mustang também foi confirmado , com pré-reserva no início do próximo ano e entregas em 2018. Confira:

Depois da estreia do sedã em junho, agora é a vez da nova geração do Cruze Sport6 chegar ao mercado brasileiro.

A pré-venda já começou ao custo de R$ 89.990 na versão LT e de R$ 110.990 na LTZ. Exceto na versão de entrada, que tem a mesma tabela, o hatch é um pouco mais caro do que o sedã. O Cruze sedã LTZ sai por R$ 99.980 e o LTZ mais completo, por R$ 109.790.

Destaque para o motor 1.4 turboflex, de 153 cv, e o câmbio automático de seis marchas.

A versão básica do novo Cruze vem de série com controles de tração e estabilidade, sensor e câmera de ré, rodas de liga aro 17, ar digital, piloto automático, multimídia MyLink com OnStar, start-stop e volante com comandos de som.

LEIA TAMBÉM: Confira os sedãs e hatches mais econômicos do Brasil

A LTZ inclui airbags laterais e de cortina, luz diurna em led, sensores de ré, crepuscular e de chuva, abertura e partida por proximidade da chave e teto solar elétrico.

A configuração mais completa agrega alertas de mudança de faixa, ponto cego e de colisão, indicador de distância do veículo da frente, controle de cruzeiro adaptativo, carregador de celular sem fio, banco do motorista com ajustes elétricos e sistema de estacionamento automático.

A linha 2017 do utilitário produzido em Catalão (GO) surge com ‘nova cara’. O destaque são os detalhes cromados do para-choques e o design mais alinhado com os recentes lançamentos da marca, como o Outlander.

O motor 2.0, de 160 cv, foi mantido em todas as versões, com opção de câmbios manual ou CVT. Os preços começam em R$ 97.990 na versão ASX 4x2 manual, passa para R$ 104.990 na ASX 4X2 CVT e vai a R$ 127.990 no ASX CVT 4x4. O modelo já está à venda.

LEIA TAMBÉM: Conheça a garagem ‘ostentação’ de Donald Trump; tem até moto de ouro

Por dentro, a principal novidade é a inédita opção de interior na cor bege. A lista de equipamentos é a mesma: sistema multimídia, volante multifuncional, piloto automático, nove airbags, controles de tração e estabilidade, bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e regulagem elétrica para o motorista, além do teto panorâmico.

A versão topo AWD agrega sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, botão de partida, chave presencial, retrovisores com rebatimento elétrico e faróis de xenônio com ajuste automático e lavador.

O crossover faz seu lançamento mundial no salão brasileiro, sendo desenvolvido para o mercado local. A produção nacional começa em 2017 e o início das vendas acontece ainda no primeiro semestre - posteriormente será lançado em outros países da América do Sul.

O novo aventureiro exibe um design exclusivo e ficará posicionado logo abaixo do HR-V para concorrer com as versões mais baratas de Ford EcoSport, Renault Duster, Nissan Kicks, Hyundai Creta, entre outros.

LEIA TAMBÉM: ‘Milzinho’ em alta: conheça os carros 1.0 mais rápidos do Brasil

Baseado no Fit, o WR-V se difere pela dianteira alta e robusta e faróis com luzes diurnas em LED. Já a traseira apresenta lanternas com um prolongamento em ‘L’ que invade a tampa do porta-malas.

Entre as lanternas e a placa foi posicionado um filete cromado que acompanha a linha de cintura.

A Honda não confirma oficialmente, mas é certo que a novidade use o conjunto mecânico do Fit, o motor 1.5 Flex, de 116 cv, associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao CVT.

A Peugeot confirmou a chegada da nova geração do 3008 para 2017. Ela acabou de estrear no Salão de Paris, no fim de setembro, e já é uma das estrelas da mostra paulista. Os preços não foram divulgados, mas deve começar em R$ 120 mil.

O 3008 finalmente assume o perfil de SUV, com uma linha de cintura mais alta, para-choques largos, saias laterais, rodas maiores, barras de teto, entre outros componentes visuais.

Ele esticou em 8 cm no comprimento (4,45 m) e 6,2 cm na distância entre-eixos (2,67 m). O resultado é o espaço interno mais amplo e a capacidade do porta-malas subindo para 520 litros (90 l a mais).

O modelo passará a ter o teto preto em todas as versões, com a cor também presente na caída do teto e na traseira. A dianteira foi inspirada no hatch médio 308. A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.

LEIA TAMBÉM: Novo Elantra aposta em preço agressivo e visual tentador para encarar medalhões

Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’ e são ligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas. Detalhes com peças cromadas estão espalhadas pelo carro.

A revolução na cabine segue o conceito i-Cockpit, que combina detalhes como o volante pequeno e baixo com o quadro de instrumentos elevado. Os mostradores são digitais, exibidos numa tela configurável de 12,3” colorida.

Debaixo do capô, o já conhecido motor 1.6 THP, com 163 cv, aliado ao câmbio automático de 6 velocidades.

A estrela do estande da marca japonesa é a nova geração da Frontier, que aparece pela primeira vez para o público brasileiro.

Com visual renovado e um forte apelo tecnológico, o modelo estreia por aqui no primeiro trimestre de 2017, vinda primeiro do México e em 2018 da fábrica da Argentina, onde passará a ser produzida.

Os preços só serão anunciados na época do lançamento no Brasil, porém é provável que girem próximo aos da concorrência, girando entre R$ 140 mil e R$ 180 mil.

LEIA TAMBÉM: Conheça os dez principais SUV’s de 2017

A Frontier chegará inicialmente na versão topo de gama LE, equipada com motor 2.3 turbodiesel, de 190 cv e 45,9 kgfm de torque. O conjunto se completa pelo câmbio automático de sete velocidades, tração integral, e suspensão traseira de eixo rígido com sistema multilink.

Segundo a Nissan, a picape trará o melhor altura livre do solo da categoria.

De série, a picape oferece controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, bancos dianteiros com aquecimento, ajuste elétrico do banco do motorista e partida sem chave, entre outros.

Finalmente a Ford confirmou a importação do muscle car, que poderá ser encomendado a partir do 1.º trimestre do ano que vem. Porém, as entregas só acontecem em 2018.

Na feira estão duas versões: a tradicional V8, de 435 cv, que aparece na configuração conversível, e a Shelby GT350R, com um V8 de 533 cv e 59,3 kgfm, o mais forte da marca. A fabricante não quis adiantar se as configurações estarão no catálogo brasileiro e de quanto partirá o preço do modelo.

LEIA TAMBÉM: Ford revela o novo EcoSport; veja o que mudou

Talvez a montadora utilize da estratégia já adotada pela Chevrolet em relação ao Camaro, ofertando apenas o modelo com o propulsor mais festejado – no caso, o 5.0 V8, de 441 cv e 55,2 kgfm de torque.

Na versão da Ford o equivalente seria justamente ao Shelby GT350 - a opção 350R do salão paulista é feita para as pistas, o que significa a ausência de alguns mimos, como rádio e ar-condicionado, além dos bancos traseiros.

O Camaro, aliás, também é exibido no evento em sua sexta geração e já é vendido no Brasil por R$ 297 mil.

O SUV compacto revelado no começo do ano no Salão de Pequim é a principal atração da Chery e será o terceiro modelo a ser feito na fábrica de Jacareí (SP) a partir do primeiro semestre de 2017, ao lado do QQ e Celer - com quem compartilha plataforma e o motor 1.5, além do câmbio manual de 5 marchas.

Os preços ainda não forma definidos, mas ele deve ficar em valores próximos a R$ 60 mil e assim fisgar potenciais clientes em busca de custo-benefício – o Tiggo atual, importado da China, está tabelado em R$ 53.990.

LEIA TAMBÉM: Pré-venda do Captur dá início à ‘aposta SUV’ da Renault no Brasil

O Tiggo 2 virá com quatro airbags (frontais e laterais), controle de estabilidade, teto solar, ar-condicionado, rodas de liga leve diamantadas, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, luzes diurnas em led e a central multimídia Chery I-Connect.

Deve encarar os hatches ‘aventureiros’ como Volkswagen CrossFox e Sandero Stepway, além de versões de entrada de Ford EcoSport, Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros.

Apresentando no Salão de Detroit no início do ano, o novo Cerato estreia no Brasil via Salão de São Paulo. O modelo agora vem do México (antes saía da Coreia do Sul) e oferecido em versão única por R$ 76.990 - são R$ 3 mil a mais em relação ao modelo anterior.

O Cerato, que já foi sucesso de emplacamentos no país (importado mais vendido por aqui em 2011), ganhou retoques visuais, com destaque para a nova grade com formato ‘nariz de tigre’ (identidade visual da fabricante), faróis redesenhados com luz diurna em led e para-choque com formato mais pronunciado.

LEIA TAMBÉM: Fiat Mobi ganha versão com motor 1.0 de três cilindros e chega a fazer 27 km por litro

Ele mantém o motor 1.6 Flex, de 128 cv e 16,5 kgm, acoplado ao câmbio é automático de seis marchas com borboletas atrás do volante para trocas manuais.

De série traz volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, ar-condicionado de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, computador de bordo, rádio com conexões USB e iPod, entre outros.

A nova geração do SUV é uma das atrações da marca sul-coreana. Ele chegará às lojas até o fim do mês com preços que vão de R$ 138,9 mil a R$ 156,9 mil.

O modelo será impulsionado pelo motor 1.6 16V turbo com injeção direta de combustível, de 177 cv e 27 kgfm de torque já disponíveis a partir de 1.500 rpm, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

LEIA TAMBÉM: Hyundai revela a futura picape anti-Toro

Já em produção na fábrica de Anápolis (GO), o New Tucson conviverá comas outras duas gerações anteriores, Tucson (parte de R$ 69.990) e Ix35 (começa em R$ 99.990).

LEIA TAMBÉM: Briga dos SUVs: novos Hyundai Creta e Chevrolet Tracker chegam de olho no pódio

No pacote de equipamentos estão partida e abertura de portas sem chave, ar-condicionado de duas zonas, multimídia com tela de 7″ com espelhamento de smartphone via Apple Carplay e Android Auto, controles de tração e estabilidade, airbags laterais de cortina e bancos com regulagem elétrica.

Nas versões mais caras há ainda tela de 4,2″ no painel de instrumentos, teto solar e faróis com iluminação full led.

Jornalista viajou a convite da Anfavea
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]