A Toyota anunciou um recall gigante envolvendo 538.370 veículos no Brasil. E mais uma vez, a causa são os ‘airbags mortais’ da marca japonesa Takata.
Desta vez o chamado envolve 225.518 exemplares do Corolla, fabricados entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014, o que significa que atinge as duas últimas gerações do sedã médio; 176.866 da picape Hilux e do SUV SW4, feitos de outubro de 2011 a janeiro de 2014 (penúltima geração); e 138.346 do Etios hatch e sedã, fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014.
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Conforme nota emitida pela montadora, o motivo descrito é o mesmo para todos os carros:
“Constatou-se a degradação do deflagrador do airbag frontal do motorista e/ou do passageiro dianteiro após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade.
Este fato o torna mais suscetível de romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal e causar danos materiais e/ou lesões físicas graves ou até mesmo fatais, ao motorista e demais ocupantes do veículo”.
As lesões, neste caso, seriam semelhantes a de facadas.
O dispositivo de segurança fabricado pela japonesa Takata já vitimou faltamente 14 pessoas (12 nos Estados Unidos e 2 na Malásia). Mais de 50 milhões de veículos foram convocados ao redor do planeta para a verificação e possível troca do dispositivo.
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No Brasil, o número já alcança 3 milhões de unidades das marcas Audi, BMW, FCA (Chrysler, RAM e Jeep), Honda, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota e Volkswagen.
A troca do módulo do airbag é gratuita e deve ser agendada em uma concessionária Toyota.
Confira os chassis envolvidos e as datas de início da realização do serviço :
COROLLA
â Airbag do motorista: outubro de 2013 a dezembro de 2014
9BRBLWHE (F0001002 a F0022219)
9BRBDWHE (F0200007 a F0250230)
9BRBD3HE (F0200001 a F0250216)
•Início do atendimento: 17/4/2017 (substituição do deflagrador)
â Airbag do passageiro: janeiro de 2010 a dezembro de 2012
9BRBB42E (A5116534 a B5158588)
9BRBB48E (A5116531 a A5126284)
9BRBD48E (A2500001 a D2602035)
•Início do atendimento: desde 4/4/2017 (desativação do airbag) e 26/6/2017 (substituição do deflagrador)
HILUX E SW4
â Airbag do motorista: outubro de 2011 a dezembro de 2014
8AJCX32G (B2000837)
8AJDR22G (C4016137 a C4017023)
8AJDY22G (C7000003 a F7007713)
8AJEX32G (B4032475 a F4039754)
8AJEX39G (B3000003 a F3001480)
8AJEZ32G (B1009150)
8AJFR22G (C4553263 a C4556730)
8AJFX22G (D6004742 a F6005161)
8AJFX29G (B6600002 a F6607508)
8AJFY22G (C8000000 a F8021050)
8AJFY29G (C8500000 a F8581257)
8AJFZ22G (B5017357 a C5019149)
8AJFZ29G (C6140912 a C6156535)
8AJYU59G (B9000738 a D9000743)
8AJYY52G (C6000000 a F6000160)
8AJYY59G (C6500000 a F6529363)
8AJYZ59G (C3054900 a C3060474)
8AJZX62G (B5001025 a F5008366)
• Início do atendimento: 19/6/2017 (substituição do deflagrador)
ETIOS (HATCH E SEDÃ)
â Airbag do motorista: janeiro de 2014 a dezembro de 2014
9BRK29BT (D0001031 a F0051789)
9BRK19BT (D2000025 a F2045086)
9BRB29BT (D2000038 a F2069135)
• Início do atendimento: 17/4/2017 (substituição do deflagrador)
â Airbag do passageiro: agosto de 2012 a dezembro de 2014
9BRK29BT (D0001001 a F0051789)
9BRK19BT (D2000000 a F2045086)
9BRB29BT (D2000000 a F2069135)
•Início do atendimento: desde 4/4/2017 (desativação do airbag) e 7/8/2017 (substituição do deflagrador)
Vítima que quase perdeu a visão disse que não sabia do recall
Uma das vítimas do airbag da Takata foi Stephanie Erdman, da Força Aérea Americana, que testemunhou na comissão do Senado dos EUA sobre seu acidente acontecido em 2013 quando dirigia seu Honda Civic 2002, em Destin, na Flórida.
Ela estava dirigindo e, quando o acidente ocorreu - descrito em seu depoimento como um ‘impacto frontal moderado’ -, um estilhaço do insulflador perfurou o seu seio direito, atingiu seu nariz e foi parar perto do olho direito. Erdman disse que passou por várias cirurgias e até terapia e que sua visão está comprometida para sempre.
A vítima afirmou ainda que nunca recebeu um aviso de recall, que a Honda admitiu ter lhe enviado em 2010, e que durante as três visitas de serviço que fez ao concessionário antes do ocorrido, nunca foi informada de que o modelo estava envolvido no chamado de reparo.
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