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Responsável por garantir conforto dentro da cabine e a estabilidade do carro em curvas, o sistema de suspensão merece sempre atenção. Componentes como amortecedores e molas, inclusive, sempre precisam passar por inspeções periódicas. Em caso de suspeita de algum problema no conjunto, o motorista deve procurar imediatamente uma oficina especializada.

Como não faltam buracos nas ruas e estradas brasileiras, a suspensão do veículo sempre é bastante exigida. O sistema deve estar em ordem para que um componente não prejudique os demais. Uma bucha danificada transmite mais impactos, enquanto molas arriadas facilitam com que os amortecedores atinjam o fim de curso, quando podem ser comprometidos.

Por conta disso, esse conjunto – em especial os amortecedores e molas – precisa passar por revisões periódicas, normalmente, a cada 20 mil quilômetros. "Rodar com a suspensão em mau estado compromete não apenas o conforto ao rodar, mas também a segurança", alerta Roberto Oliveira, proprietário da Transauto, oficina mecânica em Curitiba.

Responsáveis por controlar o movimento das molas – absorvendo ondulações - os amortecedores merecem um cuidado redobrado, pois também evitam que a carroceria incline demais nas curvas. Para saber se estão funcionando bem, o ideal é fazer durante a revisão um teste com aparelhos especiais, recomenda Ricardo Andrade, líder de serviço da loja da DPaschoal no bairro do Portão, também na capital. Caso seja constatado algum problema, tente substituir todos os amortecedores. Mas, se isso não for possível, troque ao menos os pares – dianteiros ou traseiros. Em condições normais de uso, o amortecedor permanece eficiente por até 50 mil km.

Não menos importantes do que os amortecedores, as molas – que sustentam o peso da carroceria – também merecem atenção especial. Se houver algum problema (desgaste nos elos ou trincas), não pense duas vezes em trocá-las. Geralmente este componente dura em torno de 70 mil quilômetros.

Marcelo Leonardo Bastias, chefe de oficina da Metrosul, concessionária Chevrolet em Curitiba, também recomenda, além da revisão da suspensão em si, que sejam realizados os serviços de alinhamento e balanceamento, em média, a cada 10 mil km.

O custo para trocar os componentes de suspensão varia de cara para carro. Um conjunto de quatro amortecedores para um Gol, por exemplo, sai por cerca de R$ 300. Já o jogo para um Astra ou Marea é comercializado por R$ 450. Para um Focus, chega a custar R$ 900. Por outro lado, um kit de quatro molas custa entre R$ 250 (Gol) e R$ 500 (Focus).

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