Redução de emissões
O Brasil já alcançou uma redução de 98% na emissão de gases por veículos leves desde 1986. A informação é do engenheiro e pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Everton Lopes. "Essa redução foi fantástica", diz ele, lembrando que ainda há o desafio de se alcançar o mesmo resultado com veículos pesados. A diminuição verificada se deve a três fatores: a evolução da tecnologia de combustíveis no país, a inserção do catalisador e a substituição do sistema de injeção carburada pelo de injeção eletrônica. O controle de emissões veiculares foi iniciado, em 1986, pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconv), do Ibama. "Naquela época, os carros nacionais emitiam gases nocivos como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxido de nitrogênio (NOX)", diz Lopes.
Pode parecer uma proposta "indecente" convidar pessoas aficionadas por automóveis a participarem do movimento pelo Dia Mundial sem Carro, que ocorre no próximo sábado, dia 22 de setembro. O fato é que todos estão convocados a deixar seus veículos na garagem nesta data e utilizar outros meios de locomoção.
A idéia é parar para refletir sobre o uso massivo de automóveis no meio urbano, causando poluição atmosférica, congestionamentos, sedentarismo, consumo de combustíveis fósseis, além de acidentes. O Dia Mundial sem Carro é um movimento iniciado na Europa nos últimos anos do século XX e desde então vem se espalhando e crescendo pelos cinco continentes. Mas se você não está preparado para se desapegar nem por um dia, aproveite a data para dar uma revisada no seu carro, contribuindo assim durante o ano todo com os cuidados do meio ambiente.
Manutenção
O principal cuidado para se ter um carro "ecologicamente correto" é com a sua manutenção. De acordo com o professor de Máquinas Técnicas da Tuiuti, Wilson Parisotto, é preciso checar os filtros de ar e de combustível, fazer a reposição de óleo lubrificante conforme manual do fabricante, assim como a troca da água do radiador. "Manter uma boa regulagem do motor pode reduzir em 10% o consumo do carro, reduzindo as emissões de gases", diz ele.
Nada de mistura
Se o veículo foi produzido para funcionar a gasolina, o usuário não deve misturar álcool na tentativa de economizar, ressalta o engenheiro e pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Everton Lopes. "Com esta mistura, o motor trabalha desregulado, gasta mais combustível e emite mais CO2". Lopes diz que um veículo regulado emite 160 gr/km de gás carbônico, enquanto com a mistura irregular aumenta entre 10% a 15%.
Consumo
Parisotto orienta para que o condutor fique atento a ruídos estranhos, que podem significar problemas e o aumento do consumo de combustíveis e de emissões de gases. "É preciso procurar conhecer o funcionamento do motor, seja por meio de revistas, sites ou cursos", diz ele. O motorista deve estar atento aos marcadores de água e óleo, deve verificar se há cabos ou mangueiras soltas no motor, verificar tensão das correias, bateria e velas.
A condição do sistema de escapamento, com a manutenção do catalisador original do veículo, é crucial para que haja menor emissão dos gases H2O, N2 e CO2, água, nitrogênio e gás carbônico, respectivamente. "Deve-se manter o sistema original, com abafador e silencioso. Se for necessária a troca, deve ser feita por peças originais", diz Lopes.
Calibragem
Pneus vazios deixam o carro mais pesado e fazem com que o motor gaste mais combustível. Um único pneu murcho aumenta o consumo em 3%. "É indicada a calibragem dos pneus uma vez ao mês", diz Parisotto. Também não deve ser carregado peso desnecessário no carro, que aumenta o consumo e a emissão de gases. Isso se aplica também ao tanque de combustíveis, que não deve estar cheio constantemente. Alinhamento e balanceamento são importantes, pois caso o veículo esteja mal-balanceado perde a eficiência, necessitando mais combustível e gerando mais poluição.
Suavidade
A dirigibilidade suave concorre para a diminuição do consumo de combustível e, por conseguinte, de emissões. Lopes lembra que acelerar com um obstáculo logo adiante, como um sinal vermelho, para ter que frear bruscamente a seguir é um comportamento que leva ao maior gasto de combustível.
Aditivada
Mais cara que a comum, a gasolina aditivada contém elementos químicos detergentes, que no longo prazo ajudam a manter o motor limpo. Assim, ajuda também a reduzir os índices de emissões.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião