Atualmente, um único modelo da Volkswagen figura entre os dez carros mais emplacados no país. É pouco para quem teve o Gol como o campeão de vendas no Brasil durante 27 anos - e é justamente o hatch quem coloca a marca neste ranking, ocupando a quarta posição.
Mas tal cenário deve começar a mudar para a marca alemã ainda neste ano. Pelo menos essa é a expectativa com a renovação de parte da sua linha de automóveis.
LEIA MAIS: Jeep Compass atropela irmão Renegade e já vê Honda HR-V na mira; veja o top 20
O presidente da Volkswagen no Brasil, David Powels, confirmou nove lançamentos para o mercado nacional em 2017, entre modelos inéditos e produtos reestilizados.
O dirigente, porém, não antecipou quais serão as novidades, mas a lista deve contar com as seguintes estreias:
up! 2018
Será o primeiro lançamento do pacote Volkswagen em 2017. O up! assume o visual europeu e passa a oferecer mais tecnologia, algumas só disponíveis em modelos mais caros da marca.
O subcompacto estará nas lojas na segunda quinzena de abril e deverá se posicionar um degrau acima do Gol. (leia mais...)
Golf/ Golf Variant 2018 e GTI mais forte
O Golf ganhará um leve retoque para se aproximar ao visual europeu. A mudança inclui tanto o hatch quanto a perua Variant. Já a versão esportiva GTI terá o motor 2.0 TSI reajustado para render 230 cv - 10 cv a mais que o atual.
Tiguan AllSpace de sete lugares
A configuração alongada do novo Tiguan europeu já foi flagrada rodando no Brasil. O AllSpace tem capacidade para sete lugares.
É provável que ele seja a estrela da Volkswagen no Salão de Buenos Aires, em junho, com a chegada às lojas logo em seguida.
Como irá figurar num patamar superior em porte e preço, é de se esperar que o Tiguan atual (da geração antiga, na verdade) permaneça no mercado brasileiro por um tempo até o desembarque do modelo atualizado entre 2018 e 2019.
Amarok V6 vira a picape mais forte
A versão mais forte da Amarok já está à venda na Argentina e com previsão de estrear em solo brasileiro no segundo semestre.
O motor 3.0 Turbodiesel rende 224 cv e 56,1 kgfm de torque e está associado ao câmbio automático de 8 velocidades. Números que colocarão a picape média na topo do segmento em força e desempenho.
Gol GT resgata a esportividade
Com a chegada do novo Polo, restará ao Gol lançar a versão limitada GT como a grande novidade do modelo para este ano. A versão se baseará no conceito exibido no Salão de São Paulo em 2016.
Além do visual esportivo, o GT usará carroceria de duas portas, suspensão mais baixa e rodas aro 17”. A motorização ainda é guardada em segredo, mas bem que poderia usar o propulsor 1.0 TSI 3-cilindros, de 125 cv, que equipa o Golf turbo. A transmissão será manual de 6 marchas. (Leia mais)
Polo retorna acompanhado do Virtus
A nova geração do Polo será apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro, mas a produção nacional começa na virada do semestre em São Bernardo do Campo (SP). A intenção do Volkswagen é lançá-lo com um intervalo mínimo em relação à Europa.
Há rumores de que a versão sedã do carro, apresentada virtualmente no Salão de Genebra como Virtus, pode até chegar antes, em meados do ano. O modelo seria o primeiro a utilizar a plataforma MQB-A0 no Brasil, um projeto derivado do MQB, que serve de base para o Golf e o Audi A3 Sedan. (Leia mais)
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast