Um dos modelos mais festejados do cinema ressurgirá do passado. O DeLorean, do filme ‘De Volta para o Futuro’, será relançado pela DMC, mas apenas 50 felizardos por ano terão a oportunidade de ter um na garagem. Esse será o volume anual de unidades produzidas a partir de 2017.
No entanto, nesta fase inicial sairá da linha de montagem 1 modelo por mês até a produção ser acelerada a um por semana. “Nós nunca pretendemos construir mais de 50 por ano”, disse James Espy, novo vice-presidente da empresa do Texas, detentora de parte do inventário da extinta logomarca da fabricante do veículo.
Os primeiros exemplares começarão a ser entregues em abril ou maio do próximo ano e terão preços próximos a US$ 100 mil (R$ 340 mil) - o dobro do valor pedido por exemplares usados do carro nos EUA.
As dimensões exteriores do clássico em forma de cunha, concebido pelo famoso designer Giorgetto Giugiaro, quase não sofrerão mudanças. O mesmo vale para o visual do DMC-12 original, de 1981, que ainda desperta o sonho de consumo de muitos fãs da trilogia.
A grande mudança está debaixo do capô. A mecânica atualizada praticamente dobrará a potência do propulsor V6 de 132 cv da época, desenvolvido em conjunto pela Peugeot, Renault e Volvo . Fala-se em no mínimo 250 cv.
Não se sabe, porém, qual marca fornecerá o trem de força, somente que será gerenciado por uma transmissão manual de cinco marchas.
Outra novidade é que o carro será calçado com rodas maiores, de 17 ou 18 polegadas (em vez das 14 e 15 dos anos 80), mas manterá o desenho das originais, com a diferença de serem pintadas de cinza grafite. Isso permitirá que se utilize freios maiores para suportar a maior cavalaria.
Todo o sistema elétrico e estrutura da ‘máquina do tempo’ será renovada, bem como os elementos da cabine. O original DMC-12 era equipado com um leitor de cassetes AM/FM. Já o novo usará um sistema de entretenimento moderno, além de um painel de instrumentos adequado aos dias de hoje e outros itens de luxo, como bancos aquecidos.
A maioria dos fornecedores da DMC está definido, mas a empresa ainda aguarda o aval do departamento de segurança dos Estados Unidos (NHTSA) para iniciar a produção. E também de um motor que esteja certificado pelo programa de emissões de poluentes definido em 2015 o qual permite pequenas montadoras construir até 325 réplicas por ano de carros fabricados há mais de 25 anos.
Atualmente, o único propulsor disponível que atenda aos requisitos para o programa de baixo volume é da General Motors, disse Espy. O problema é que os motores da GM que enquadram no programa são todos V8, um pouco grande para o DMC-12.
Até poderia adaptá-lo em um cupê de motor traseiro, mas isso significaria mexer na estrutura do veículo, ressaltou o vice-presidente. Ele adianta que há pelo menos outros fabricantes em vista buscando a certificação. E qualquer um deles estará alinhado até o fim de julho.
A DeLorean Motor Company, adquirida em 1997 pela companhia texana, ainda presta assistência técnica para proprietários do modelo.
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