Depois das bicicletas, Paris se prepara para pôr em marcha um sistema de carros em self-service. A capital francesa vai criar um serviço que será denominado Autolib (o serviço de bikes chama-se "Vélib"). Assim como no aluguel das duas rodas, o usuário poderá pegar o carro em uma estação e deixá-lo em outro ponto da cidade. A pessoa não precisará retornar ao local de retirada nem fazer reserva.
O programa, com previsão para começar em 2010, será ideal para pessoas que usam o veículo para curtas distâncias, como fazer compras e sair à noite, ou precisam ir ao aeroporto. O serviço vai se basear no conceito de autopartage ou compartilhamento de carro, que já é explorado por empresas privadas na capital francesa e em outros países como EUA, Suíça e Inglaterra. O autopartage consiste na locação horária, mas com reserva prévia e sem a mesma flexibilidade de devolução.
A idéia é que haja bastante rotatividade no uso do carro. O veículo será utilizado apenas quando necessário, por curto período, e em esquema de partilha. Para outros deslocamentos, o usuário tende a preferir o transporte público.
Além de desafogar o trânsito, o projeto do prefeito Bertrand Delanoë quer acrescentar à frota atual veículos menos poluentes: todos os Autolib serão elétricos. São estimados 4.000 veículos "limpos" e cerca de 1.400 estações na capital e na grande Paris. Os carros serão recarregados nas estações.
Segundo os técnicos, a assinatura mensal deve custar de 15 a 20 euros (cerca de R$ 49 a R$ 66), além do pagamento de um valor a partir de 4 euros (cerca de R$ 13) por meia hora de uso. No caso do Vélib, o sistema de bicicletas, a assinatura é feita com cartão de crédito.
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