Em novembro, a Fiat pôs um ponto final à produção do Palio . Mas o enxugamento no portfólio da marca neste fim de ano não para por aí. Agora é a vez de mais dois modelos darem adeus ao mercado de novos: a perua Weekend e a van multiuso Doblò.
As informações são dos sites mineiros AutoPapo e Autos Segredos. A Fiat Chrysler Automobiles (FAC), porém, nega as aposentadorias, afirmando que os dois modelos permanecem linha de produção.
Para a AutoPapo, porém, a Weekend deixou de ser fabricada na planta de Betim (MG), apesar de continuar no configurador do site da marca.
No mercado desde 1997, é a station wagon mais antiga em produção no Brasil e ícone da resistência do agonizante segmento, que sobrevive ainda com Golf Variant e SpaceFox, ambos da Volkswagen, além de algumas opções de marcas premium, como Audi A4 Avant , Mercedes C180 Touring e Volvo V60.
>>Fiat Palio dá adeus após duas décadas; veja quem mais partiu em 2017
O espaço, um dos atributos da Weekend, deixou de seduzir clientes, que encontraram nas minivans e SUVs a mesma ou até mais capacidade, além de serem produtos mais modernos.
Foram apenas 3.278 unidades emplacadas em 2017 (até novembro), o que dá pouco menos de 300 veículos por mês. Com o fim da Weekend, o segmento de station wagon praticamente se resume
A perua da Fiat continuará nas lojas até o fim do estoque da linha 2018. São duas versões: a Attractive, com preço inicial de R$ 60.390, e a Adventure, tabelada com valor a partir de R$ 75.990.
Líder do mercado
Quando foi lançado há 20 anos, o modelo ainda trazia o prenome Palio, deixando claro que era uma perua do hatch. A dupla, aliás, tinha muita coisa em comum, como as configurações básica, com motor 1.5 8V, de 76 cv, Stile e Sport, estas equipadas com o propulsor 1.6 16V, de 106 cv.
>>Carro no Brasil ganhará novos itens de segurança obrigatórios; veja quais
A Palio Weekend chegou a ser a líder de vendas no segmento, superando a VW Parati. Em 1999 lançava a versão Adventure 1.6 8V, que trazia um apelo fora de estrada incomum para os carros urbanos. Exibia molduras plásticas e quebra-matos e teve a suspensão elevada e reforçada.
Ainda em 1999, ganhou uma versão de entrada com motorização 1.0 8V, de 61 cv, associada a um câmbio de seis marchas. As vendas, porém, foram tímidas.
As reestilizações recebidas pela perua acompanharam as mudanças no hatch, somando quatro atualizações (2001, 2004, 2007 e 2012). Em 2015, abandona o nome Palio e passa a chamar apenas Fiat Weekend.
Doblò com poucas atualizações
Já o Doblò teria dado adeus após 15 anos de produção, conforme noticiou o site Autos Segredos. Assim como a Weekend, o modelo ainda consta no site da Fiat, porém na linha 2017.
Lançado em 2002, o multiuso não teve mudanças profundas, apenas a troca da tampa do porta-malas em 2003 e uma atualização de conteúdo e detalhes na aparência em 2010. Na gama de motores, o modelo foi equipado com 1.3 8V, 1.3 16 V, 1.6 16 V e 1.8 8V.
Atualmente é encontrado nas concessionárias nas versões Essence (cinco e sete lugares) e Adventure. A linha 2017 passou a oferecer rodas de liga leve e estepe aro 16 com pintura exclusiva para a versão de topo, além de um novo acabamento na moldura do para-choques dianteiro.
Os preços começam em R$ 82 mil e chegam R$ 90,9 mil na Adventure - há ainda o opcional da pintura metálica (R$ 1.744) e do bloqueio do diferencial (R$ 2.148).
Com o fim da produção de Weekend e Doblò, a planta de Betim produzirá a partir de somente seis modelos: Mobi, Novo Uno, Grand Siena, Argo, Strada e Fiorino.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast