Alinhamento, balanceamento e cambagem. Estes termos são bastante conhecidos por quem leva o veículo para a revisão periódica. Eles estão presentes em quase todos os orçamentos, mas você conhece a importância de cada um deles? Para não pagar por serviços que não são realmente necessários, o consumidor deve estar atento e procurar entender cada procedimento realizado no seu carro.
Quando o motorista tem dificuldades em conduzir o carro em linha reta e o veículo tende a puxar para um dos lados, é sinal de que precisa ser feito um alinhamento. O procedimento deixa as rodas perfeitamente paralelas, proporcionando uma maior estabilidade e, consequentemente, mais segurança para os ocupantes do automóvel. O desgaste irregular dos pneus também pode ser outro indício de que o veículo não está alinhado corretamente e deve ser levado a uma oficina especializada.
Quando o cliente chega à oficina para fazer o alinhamento, o mecânico provavelmente recomendará o balanceamento. Neste procedimento, o técnico irá utilizar o "contra-peso" para balancear o peso de cada uma das rodas e assim evitar as trepidações que são comuns acima de 60 km/h. A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada cinco mil quilômetros, além do rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros, até mesmo se o condutor não sentir nenhum comportamento anormal do automóvel.
Já o serviço de cambagem consiste em um ajuste no câmber, que é o ângulo de inclinação da roda em relação ao solo e o principal sintoma também é o desgaste irregular dos pneus. A cambagem custa aproximadamente R$ 60 e pode ser feita juntamente com o alinhamento e o balanceamento.
Para que os pneus durem mais, a pressão deve ser verificada a cada 15 dias e, principalmente, antes de um trajeto de longa distância ou que exija alta velocidade. A pressão correta é um fator de segurança e de durabilidade. Essa verificação deve ser efetuada "a frio" (menos de três quilômetros rodados). A dica é da loja Ingo Hoffmann Pneus.
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