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Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Ranking

1.º Toyota Corolla2.º Chevrolet Vectra3.º Toyota Hillux4.º Volkswagen Passat5.º Toyota Fielder

Atualmente rodam pelo país mais de 32 mil automóveis blindados. Só no ano passado receberam esta proteção 3.622 veículos, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior, quando o mercado blindou 3.206 carros. Os dados são da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), que para este ano espera um crescimento ainda maior devido ao mercado aquecido e as vendas, que estão superando todas as expectativas.

Esse segmento, que está cada vez mais em expansão, é responsável também pelo crescimento no número de revendas de carros usados e blindados, principalmente de concessionárias aderindo a esta nova modalidade de vendas. Mas a desvalorização de um carro blindado tem se tornado motivo de preocupação para lojistas e concessionários e, por conseqüência, para o consumidor.

Segundo Rogério Garrubbo, proprietário da Concept Blindagens, uma das maiores empresas do ramo, com loja e fábrica em São Paulo, o mercado de carros usados e blindados é complicado, e contaminado. Ele afirma que a desvalorização com a qualidade do serviço e da aplicação que foi feita na hora da blindagem pode chegar a 50% do valor do carro na hora da troca. Os veículos caem de preço assim como qualquer usado, mas com a desvantagem dessa queda ter um percentual maior. Grande parte desses carros, mesmo com apenas dois anos de uso, apresentam defeitos irreparáveis. Porém é possível comprar um carro zero totalmente blindado. Revendas em parceria com empresas de blindagem colocam a disposição do consumidor alguns modelos já protegidos.

A Volkswagen, por exemplo, em parceria com a Inbrablindados, oferece os modelos Touareg, Passat, Bora, Variant, Golf, Polo Sedã, Saveiro e CrossFox, com motorização 1.6, blindados com a manutenção da garantia original de fábrica.

Os sedãs médios, considerados pelo segmento como carro popular, estão entre a preferência dos consumidores para a blindagem. Um Corolla, por exemplo, que custa em média R$ 70 mil, com o sistema de proteção passa a custar R$ 120 mil.

No ranking, os modelos mais blindados são: Corolla (Toyota) Vectra (GM), Pajero (Mitsubishi), Hillux (Toyota) e Passat (Volkswagen). Os carros abaixo de 90 cv, segundo a Associação Brasileira de Blindagem, não podem ser blindados. A motorização não agüentaria a carga elevada do automóvel.

Pelos dados da entidade, as mulheres representam 34% dos usuários de veículos blindados. Desse universo, as que têm entre 30 e 39 anos são as que mais utilizam a proteção (24%). Entre os homens, 66% dos usuários deste tipo de carro, a maior concentração está entre os que têm de 40 a 49 anos (28%). Executivos ou empresários representam 73%. A classe artística é a segunda maior, com 7%, seguida pelos políticos e juízes (5% cada).

São Paulo é o estado com o maior número de usuários (67%), seguido pelo Rio de Janeiro (24%). Empatados em terceiro estão Pernambuco e Rio Grande do Sul, com 3% das blindagens, e Minas Gerais em quinto, com 1,5%.

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