Um projeto de lei em tramitação no Senado pode ajudar o motorista infrator a não perder a Carteira Nacional de Habilitação por pontos. Isso porque a proposta de autoria do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) prevê que o usuário receba um alerta do Detran ao atingir 16 pontos - com 20, ele teria suspensos a CNH e o direito de dirigir entre 6 e 24 meses.
Segundo Caiado, a medida tem por objetivo evitar que os motoristas sejam surpreendidos com a penalidade, possibilitando assim redobrarem seus esforços para evitar novas multas de trânsito.
LEIA MAIS: Dez infrações de trânsito que fazem você perder a carteira de motorista
“O sistema de somatório de pontos é um remédio amargo, porém necessário para se coibir condutas antissociais ou que possam colocar em risco a vida do condutor e daqueles a sua volta. Nosso objetivo é obrigar a autoridade de trânsito a emitir um alerta automático a todos os condutores que atinjam a soma de 16 pontos na CNH nos últimos doze meses”, argumentou o parlamentar.
O projeto de lei do Senado (PLS) 226/2017 está em fase de recebimento de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa. Caso seja aprovado, e não haja recurso para que seja votado pelo Plenário do Senado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados para apreciação.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast