Corvette C7 Stingray: Guardada a sete chaves pela fabricante antes de Detroit, o Corvette C7 foge às linhas comportadas das gerações anteriores. Mais parece um esportivo italiano. A frente tem faróis com LEDs e uma vistosa tomada de ar central no para-choque. A sétima geração, que ganhou o nome Stingray, em homenagem à lendária versão do Corvette, vem equipada com o motor 6.2 V8, de 450 cv e torque de 62,2 kgfm. O câmbio possui sete velocidades. Ele é capaz de ir de 0 a 100 Km/h em menos de 4 segundos| Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo Mercedes Classe E: O sedã médio-grande alemão abandonou os faróis ovalados duplos e agora adota um visual mais esportivo com LEDs, reforçado pela grade frontal hexagonal mais destacada. A traseira tem as mesmas lanternas, mas com nova disposição de luzes. A gama da Classe E é vasta. A versão de entrada é a E200, equipada com um motor 2.0 de 181 cv, sendo que na E250 a potência sobe para 208 cv. A configuração E350 usa um motor 3.5 V6 com 302 cv, ao passo que o E400 Hybrid aproveita o mesmo motor, mas com um propulsor elétrico feito para entregar mais 27 cv BMW Serie 4 Coupé: Concorre com o Corvette pelo papel de protagonista deste salão. Por enquanto é um carro-conceito, mas em breve substituirá o atual Série 3 de três portas. A versão definitiva do cupê só deve chegar às lojas da Europa no ano que vem. A parte frontal traz faróis com contornos hexagonais, iluminação por LEDs e o tradicional Jeep Grand Cherokee: O utilitário sofreu uma reestilização visual e ganhou novo conjunto mecânico. O carro estreia o motor a diesel V6 3.0, com 240 cv e torque de 58 kgfm. Acompanha uma nova caixa automática de oito velocidades os motores a gasolina V6 3.6 e V8 5.7 continuam na linha, assim como o V8 6.4 de 470 cv que equipa a versão esportiva SRT. A frente mudou por completo, com muito cromado e LEDs no conjunto ótico. O novo Grand Cherokee chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre Infiniti Q50: O modelo começa a ser vendido nos EUA no meio deste ano e também virá para o Brasil, uma vez que a marca de luxo da japonesa Nissan anunciou que irá vender seus modelos em solo brasileiro a partir do próximo ano. O sedã esportivo inaugura a nova nomenclatura de modelos da Infiniti, que passa a adotar Audi RS7: A versão mais agressiva da gama 7 usa o mesmo motor da RS6 Avant: um 4.0 V8 biturbo de 560 cv e torque de 71,38 kgfm. Aliado a transmissão automática de oito velocidades e com tração integral quattro, o carro vai de 0 a 100 km/k em apenas 3,9 segundos, com velocidade limitada eletronicamente em 250 km/h. O visual segue a proposta agressiva do carro, com entradas de ar maiores, inscrição quattro no para-choques, faróis de LED, saídas de escape maiores e rodas 20 Volkswagen CrossBlue: Depois de mostrar o urbano Taigun no Salão de São Paulo, a Volks agora lança o CrossBlue, um SUV de sete lugares, pensado especialmente para o mercado norte-americano. Apesar de aperecer no formato conceitual, o utilitário deve chegar às lojas ainda em 2013. O carro é equipado com sistema híbrido plug-in a diesel, com dois motores elétricos. A marca diz que o consumo no ciclo cidade-estrada chega a 37,8 km/l. Em operação somente do motor a diesel, o consumo é de 14,8 km/l Considerado um dos mais importantes do mundo, o Salão de Detroit comemora em 2013 a retomada das vendas nos Estados Unidos para o nível de 2007 (antes da crise mundial). No ano passado foram mais de 14 milhões de veículos emplacados. As marcas capricharam e mostram as mais recentes novidades que estarão nas ruas nos próximos meses, inclusive no Brasil. São quase 40 lançamentos. Destaque para o Corvette C7 Stingray, considerado a estrela deste edição. Além da GM, marcas como Audi, Mercedes, BMW, Volkswagen e Infiniti também devem atrair a atenção do público a partir deste sábado, quando a feira abre suas portas. O caderno do Automóvel da Gazeta do Povo esteve nos dois dias exclusivos (14 e 15) para a imprensa especializada e oferece um aperitivo das estreias que serão destaques em Detroit até o dia 27. Salão de Detroit
O jornalista viajou a convite da Anfavea