• Carregando...

Detroit (EUA) – A 18.ª edição do Salão do automóvel de Detroit, que vai até o próximo domingo, também está recheada de lançamentos mundiais. E alguns dos novos veículos de série apresentados no Naias – já como linha 2007 – devem desembarcar no mercado brasileiro, como modelos importados. São atrações como as novas gerações do Toyota Camry, do Nissan Sentra, do Mercedes-Benz GL, do Hyundai Santa Fe, do Jeep Wrangler e do Lexus LS.

Nissan Sentra 2007

A Nissan não quer ficar atrás da concorrência no segmento de sedãs médios. Prova disso é que a marca está apresentando em Detroit a sexta geração do Sentra, que em nada lembra o modelo vendido hoje no Brasil. O Sentra 2007 passou por uma cirurgia plástica completa. Construído sob a nova plataforma "C" da Nissan, o carro é equipado com o novo motor de 2.0 de 135 cv e câmbio manual de seis marchas. O interior chega com várias inovações pensadas para a melhor utilização do espaço. Além disso, o veículo também dispõe de itens tecnológicos como sistema inteligente de abertura de portas sem o uso de chaves. O Sentra será lançado no mercado norte-americano no segundo semestre de 2006 e deve chegar ao Brasil no próximo ano.

Toyota Camry

O sedã mais vendido nos Estados Unidos está ganhando uma nova geração em Detroit. Trata-se do Toyota Camry, que começa a ser vendido no mercado ianque em março deste ano com visual externo totalmente renovado e lista de equipamentos ampliada. As mudanças estéticas deixaram o modelo mais moderno e robusto. Na dianteira, o destaque fica por conta dos novos faróis bastantes afilados e da inédita grade do radiador, cujos contornos formam um trapézio com o pára-choques. A traseira está mais contemporânea que a da geração interior. O Camry 2007, que deve chegar ao mercado brasileiro até o fim deste ano, também traz um interior totalmente renovado, com quatro versões de acabamento. Freios ABS são oferecidos em todas as versões. Sob o capô, opções de motores 2.4 VVTi, com comando variável de válvulas, que rende 158 cavalos, 4 cv a mais do que seu predecessor. Há ainda o novo propulsor 3.5 V6, de 268 cavalos, oferecido com câmbio automático de seis marchas, também novo.

Novo Jeep Wrangler

Apesar de manter os traços do modelo original da década de 40, o Jeep Wrangler 2007 é um utilitário inteiramente novo. Além de estar 13 cm mais comprido e 12,7 cm mais largo, o modelo off-road ganhou um inédito pará-brisa inclinado e uma curiosa capota dividida em três peças (painéis dianteiro esquerdo e direito e painel traseiro), que permite que partes do carro fiquem ao ar livre. Além disso, o interior do Wrangler foi renovado e está mais espaçoso. Quanto a mecânica, a nova geração do modelo da Jeep passa a vir equipada com um propulsor V6 3.8 de 205 cavalos, que pode vir acoplado a uma transmissão mecânica de seis velocidades ou automática de quatro. Segundo informacões da DaimlerChrysler, ainda não existe previsão de quando o Wrangler 2007 será vendido no Brasil.

Lexus LS

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, escolheu o Salão de Detroit para lançar a nova geração do top de linha da marca, o LS. E, apesar de manter na frente a identidade visual da marca, é flagrante que os projetistas da Lexus se inspiraram nas linhas dos BMW Série 5 e 7 para desenhar a traseira e as laterais do modelo. O interior do novo sedã de luxo, como é comum aos carros Lexus, esbanja luxo e conforto. O carrão é oferecido, por exemplo, com volante aquecido, sensores de temperatura do corpo para auxiliar o trabalho do ar-condicionado, bancos traseiros individuais com reclinação, apoios de pés elétricos, sistema massageador e sistema de som de última geração com 19 alto-falantes. Destaque ainda para o novo motor 4.6 V8 de 380 cv. Mas a grande novidade no quesito mecânica é que o LS é o primeiro carro do mundo a vir equipado com um câmbio automático de oito marchas, que permite acelerar de 0 a 96 km/h em 5,5 segundos.

Hyundai Santa Fe

A nova geração do utilitário esportivo Santa Fe é a principal atração da Hyundai em Detroit. Por fora, chama a atenção, a imensa grade frontal e os novos faróis. O Santa Fe 2007 tem 2,7 metros de entreeixos (que define o espaço interno), 8 centímetros a mais do que o modelo anterior. O comprimento aumentou em 15 centímetros, enquanto a largura ganhou 5,5 cm, e a altura foi elevada em 5 cm. Outra novidade é que o jipe da Hyundai passa a ser oferecido com sete lugares, com os dois bancos da terceira fila a serem escamoteáveis, podendo ficar recolhidos sob o piso do veículo quando não estiverem sendo utilizados. No quesito mecânica, há duas opções de propulsores a gasolina, um 2.7 e um 3.3. Estes motores trabalham com uma transmissão seqüencial de cinco marchas. O sistema de tração 4WD também é novo. Ainda não há previsão de quando o novo Santa Fe chegará ao Brasil, mas a importação é certa.

Mercedes-Benz Classe GL

A principal atração da Mercedes-Benz em Detroit é o inédito Classe GL, uma evolução do quadradão Classe G (que continua a ser produzido). Com visual arredondado, que remete ao irmão menor Classe ML, são 5,08 metros de comprimento e espaço para sete ocupantes. O jipão de luxo traz sob o capô opções de motores turbodiesel V6 de 224 cv e V8 de 225 cv e a gasolina 4.6 de 340 cv e 5.5 litros de 388 cv. Todas as versões contam com transmissão automática de sete velocidades. Além do Classe GL, a Mercedes mostra em Detroit o Classe S65 AMG, versão apimentada do sedã top de linha com um motor 6.0 V12 biturbo que gera assombrosos 612 cv. Tanto o Classe GL quanto o S65 AMG devem chegar ao Brasil, sob encomenda, até o fim deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]