A partir de amanhã até o dia 23 de janeiro o mercado automotivo mundial terá a sua atenção voltada para Detroit (EUA). A cidade abre o calendário de salões internacionais, mostrando em primeira mão os principais lançamentos de 2011, além de veículos conceitos que estarão nas ruas em breve.
Sob a bandeira da sustentabilidade, aliada à muita tecnologia, requinte e conforto, a mostra deste ano vem cercada de expectativas diante de um cenário bastante animador para as marcas, especialmente as norte-americanas, como General Motors, Ford e Chrysler, que tiveram crescimento de dois dígitos nas vendas em 2010 após sofrerem com a crise nos Estados Unidos nos dois anos anteriores. Os organizadores esperam receber mais de 700 mil visitantes que terão a oportunidade de ver 37 lançamentos mundiais e mais de 500 carros na exposição.
A Ford apresentará a nova C-Max, o Mustang GT 2011, o Novo Focus, conceitos do Focus cupê e, possivelmente, um novo protótipo de um crossover que poderá substituir o Kuga e o Escape, de uma só vez. Mas a grande atração para o público local será a presença do Explorer 2011, SUV da geração "american dream", que, literalmente, foi reconstruído na sua nova versão para voltar a ocupar lugar de destaque entre as famílias americanas. O preço por lá começará em U$ 29 mil (cerca de R$ 48 mil).
A GM, por meio da sua divisão de camionetes e caminhões GMC, revelará a nova picape Sierra All Terrain HD Concept. O veículo é um protótipo, mas equipado com elementos que podem ser produzidos em série. O visual abrutalhado exibe uma grade frontal bastante chamativa, peças cromadas por todos os lados e luzes com iluminação de LEDs. O motor é um V8 6.6 movido a diesel, que entrega 402 cv. Além da tração nas quatro rodas e a transmissão automática de seis velocidades, a All Terrain HD tem pneus especiais para a lama.
Na Chrysler, a vedete será a nova versão do 300C, agora com traços mais comportados do que os agressivos da geração anterior. No sedã também há mudanças na grade frontal, para-choque e traseira, que ganhou novas lanternas translúcidas. O automóvel virá com duas opções de motorização: V6 de 292 cv e V8 de 360 cv. O preço do modelo no mercado americano partirá de U$ 28 mil (R$ 46 mil).
Uma das novidades da Volkswagen será o sedã que ficará posicionado entre Passat e Jetta nos EUA e terá preço sugerido em torno de US$ 20 mil (R$ 32 mil). Por enquanto, o carro é conhecido apenas como projeto NMS (sigla para novo sedã médio, em português). Trará vários itens usados no Jetta, como câmbio sequencial de seis marchas com dupla embreagem, motores a gasolina e a diesel. Será vendido apenas no fim de 2011 como linha 2012.
Outra atração da VW é a nova geração do New Beetle, que está com linhas mais similares em relação ao modelo original, de 1939. Destaque para os arcos das rodas maiores e teto relativamente mais baixo e plano. Quanto à mecânica, o Beetle é baseado na plataforma da sétima geração do Golf, incluindo motorizações que vão de um 1.2 TSI de 105 cv até um 2.0 TDI de 140 cv. Haverá uma versão com motor híbrido. As reestilizadas do esportivo Tiguan e do conversível Eos também estarão no estande alemão.
A Porsche, que volta a participar de Detroit após três anos de ausência, confirmou que lançará um novo modelo, o 918 coupé. Será a resposta da marca alemã a carros como o Ferrari 458 Italia, McLaren MP4-12C, Mercedes SLS AMG ou o "primo" Lamborghini Gallardo, e assume-se como sucessor "espiritual" do coupé 928 produzido nas décadas de 80 e 90. Para isso, deverá recorrer a um motor V8 biturbo de 4,8 litros de 600 cv. A comercialização do Porsche 918 coupé está prevista para início de 2014, um ano antes do lançamento do 918 Spyder Hybrid, a versão "aberta" do modelo que também aparecerá em Detroit com o visual definitivo.
Uma das marcas que mais novidades levará é a BMW. Na lista estão BMW Série 1 M Coupé, BMW Série 1 Restyling, BMW Série 6 Cabrio e BMW X3. Destaque para a estreia do Série 1 M coupé, baseado no modelo 135i, porém com novos detalhes aerodinâmicos. O motor usado é o seis cilindros em linha de 3.0 e dois turbocompressores de 405 cv que já "aparecem" aos 1.500 rpm. O carro faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Na Alemanha custará 50,5 mil euros (R$ 113 mil).
A estrela da Mercedes-Benz será o novo SLK, equipado com o moderno teto panorâmico em vidro com tecnologia Magic Sky Control, que permite regular a luminosidade no interior, servindo também para controlar a temperatura. Estão previstas duas motorizações para o roadster: V6 3.5 litros de 306 cv e V8 4.7 litros de 435 cv, ambos associados a uma transmissão automática de sete velocidades. Também exibirá a nova Classe C, que recebeu retoques externos e internos, como novo contorno dos fárois e LEDs de iluminação diurna.
A MINI estará com o Paceman, carro-conceito que é uma versão de três portas do Countryman e, assim como o crossover, tem o vários elementos de estilo inspirados no Cooper hatchback. A dianteira, no entanto, segue os traços do Countryman, com faróis arregalados e entradas de ar mais pronunciadas no para-choque. Sob o capô, um motor 1.6 turbo de 211 cv.
Por falar em Smart, a marca revelará o sucessor do ForFour, enquanto a Hyundai apresentará o coupé Veloster. O novo Honda Civic também será outra novidade em Detroit, bem como o novo Cadillac XTS e o substituto do Chevrolet Aveo, denominado Sonic na América do Norte. A Audi exibirá a nova geração do A6, que ficou bem parecida com o "irmão" maior A8.
Serviço:
Acompanhe a cobertura completa da primeira grande feira internacional do ano nas próximas edições do caderno Automóveis, Motos & Cia.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião