O Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, que abre as suas portas amanhã e vai até o próximo dia 24, será uma vitrine de modelos elétricos. Os lançamentos das montadoras no segmento de veículos sustentáveis serão o grande destaque da mostra, que inclusive terá uma área dedicada especialmente a exposição dos carros "verdes", chamada de "Electric Avenue".
Segundo Doug Fox, presidente do Detroit Auto Show, a área denominada "Electric Avenue" ou Avenida Elétrica , é uma forma de mostrar ao público a viabilidade, a longo prazo, dos carros elétricos. O protótipo Blue-Will (Futuro Azul), da Hyundai, é um dos modelos que irá desfilar por esta avenida. O conceito é equipado com um motor 1.6 litro a gasolina de quatro cilindros em linha e injeção direta de combustível, capaz de render 154 cv de potência, associado a um motor elétrico, alimentado por baterias de íon de lítio, que gera mais 136 cv. Ambos são acoplados a um câmbio continuamente variável (CVT). Segundo a Hyundai, o modelo é capaz de rodar a uma velocidade de até 64 km/h impulsionado apenas pelo motor elétrico. O protótipo traz ainda modernidades como sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas para reduzir o consumo de combustível e o volume de emissões de poluentes, o sistema de recuperação da energia de frenagem e outro de captação de energia solar, instalado no teto de vidro panorâmico, que aciona o sistema de refrigeração e o mantém em funcionamento quando o veículo está estacionado em local aberto e sob sol intenso. A Volvo, recém vendida para a chinesa Geely, mostrará o C30 elétrico, com interior completo e baterias melhoradas. As baterias são compostas de íons de lítio que alimentam um motor de 82kw, de 111 cv de potência. O recarregamento pode ser realizado numa tomada doméstica, sendo completado em oito horas. O C30 elétrico atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
A Chrysler, uma das anfitriãs, estará se apresentando com a Fiat, sua nova parceira/sócia. E uma das novidades prometidas pela empresa é um Fiat 500 elétrico, que deverá custar bem menos do que os carros concorrentes.
Tecnologia
A BMW vai estar presente com o protótipo ActiveE, que é uma versão elétrica do Serie 1 Coupé. O carrro está equipado com um motor elétrico com 170 cv e 25kgfm de torque, alimentado por baterias de íons de lítio, que são completamente recarregadas em apenas 4 horas numa tomada convencional. Ele vai de 0 a 100km/h em 8,5s, atinge a velocidade máxima de 145km/h e tem autonomia para 160km.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast