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O Toyota Etios é o mais novo integrante do grupo de carros compactos vendidos no Brasil a vir de fábrica com os controles de estabilidade e de tração. E também o mais barato desta turma a oferecer o dispositivo de segurança.

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Até a obrigatoriedade de airbagsABS, em 2014, pouco se falava do controle de estabilidade nos carros vendidos no Brasil. Porém aos poucos o dispositivo de segurança começou a ser oferecido em modelos mais acessíveis, deixando de ser uma exclusividade dos segmentos mais caros.

Também conhecido na sopa de letrinhas como ESP (Electronic Stability Program) ou ESC (Eletronic Stability Control), o controle eletrônico de estabilidade será obrigatório em todos os veículos novos e reestilizados no Brasil a partir de 2020 e nos modelos fabricados em solo nacional a partir de 2022.

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O componente é um sistema de segurança que atua diretamente na rotação do motor ou nos freios visando o controle do veículo e evitando que ele saia de sua trajetória original.

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A linha verde mostra a correção feita em um veículo esquipado com o sistema ESP. A linha vermelha seria o provável traçado caso o carro não tivesse o dispositivo de segurança. 

Na prática, se o motorista entra em uma curva com velocidade muito alta, o sistema detecta a perda de aderência dos pneus e aciona várias vezes os freios, de maneira quase imperceptível, para que o carro consiga contornar a curva. 

O mesmo serve para pisos com baixa aderência. Ao menor sinal de que o carro irá derrapar, o ESP pode reduzir a rotação do motor e frear as rodas que estão perdendo contato com o solo.

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Listamos os dez carros mais baratos com o controle de estabilidade, incluindo aqueles que trazem o dispositivo como opcional - valor extra já adicionado no preço final do modelo. 

Luz espia no painel de instrumentos que identifica a presença do controle de estabilidade. 

1. TOYOTA ETIOS 1.3 X

R$ 48.400

 

A linha 2019 incorporou os controles de estabilidade e de tração e o hatch passou a ser o modelo mais barato no Brasil a vir com os dispositivos de segurança. O ESP, que na Toyota recebe a sigla VSC (Vehicle Stability Control) está disponível a partir da versão 1.3 X manual.

O pacote de segurança inclui também o assistente de partida em rampa. As novidades encareceram o hatch em R$ 1.050 em relação à linha anterior.

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A nova linha do Etios ganhou ainda um modelo mais básico, o 1.3 X-STD (R$ 47.270), que não vem com o equipamento e é voltada para frotista. Já o Etios Cross, com apelo aventureiro, sai de cena.

2. FIAT UNO 1.0 DRIVE (+Kit Tech)

R$ 48.514

 

Quando foi reestilizado, em 2016, o Uno ganhou novos motores da família Firefly e itens tecnológicos como o start/stop e a opção de controle de estabilidade como opcional. 

No Uno Drive 1.0 recebe o pacote Kit Tech, que traz o ESP e assistente de subida em rampas, além de outros itens. Aliás, essa é a única versão que restou do veterano hatch. A Fiat descontinuou a Way e a Sporting e serão oferecidas enquanto durar o estoque.

3. VOLKSWAGEN POLO 1.0 (+Safety Pack)

R$ 51.070

 
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Recém-lançado, o Volkswagen Polo recebeu 5 estrelas no Latin NCap. O ESP é um opcional na versão de entrada do hatch, mas não é caro. No total, ele chega aos R$ 51.070 já com o item, apenas R$ 1.080 pelo pacote que ainda traz computador de bordo, bloqueio de diferencial e assistente de partida em rampa.

Vem ainda com direção elétrica; ar-condicionado; vidros elétricos; 4 airbags; isofix; e computador de bordo.

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4. FORD KA 1.0 SEL

R$ 52.990

 

Outro modelo que bateu na tecla do controle de estabilidade foi o Ford Ka ao entra na nova geração em 2014. Com isso, começou a brigar em uma faixa superior, com OnixHB20, por exemplo. 

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Mas o item só aparece na versão topo, seja com motor 1.0 ou 1.5, a chamada SEL. Ao menos, é de série, junto com o assistente de saída em rampas e controle de tração.

5. TOYOTA ETIOS SEDÃ 1.3 X

R$ 53.240

 

Assim como hatch, a versão sedã do Etios também incorporou o controle de estabilidade e de tração da versão logo acima da básica. A diferença é que o três volumes compactos está disponível apenas na motorização 1.5, de 107 cv, associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático, de 4.

Entre os itens de série estão direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, faróis com máscara negra, moldura da grade frontal no tom preto, entre outros. Os componentes são os mesmos no hatch.

6. VOLKSWAGEN POLO 1.6 (+Safety Pack)

R$ 57.170

 
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Como a versão 1.0, o Polo 1.6 também pode receber o pacote ‘Safety Pack’, indo aos R$ 57.170, mas com motor de até 120 cv. Os itens também são os mesmos.

7. FORD KA+ 1.0 SEL

R$ 57.270

 

Como no hatch, o Ka+, sua versão sedã, oferece o ESP como item de série apenas na versão topo, a SEL, com motor 1.0 ou 1.5.

De fábrica, ele vem com direção elétrica, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, banco em couro, retrovisores elétricos, isofix e vidros elétricos.

8. HONDA FIT 1.5 DX 

R$ 58.700 

 
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Com a reestilização no ano passado, o Honda Fit trouxe o item de segurança de série para todas as versões, inclusive a DX, mais barata, com câmbio manual.

O hatch com pinta de minivan traz de série direção elétrica, retrovisores elétricos, ar-condicionado, vidros elétricos, assistente de partida em rampa e isofix.

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9. JAC T40 1.5

R$ 59.990

 

Se a aposta da JAC com seu aventureiro/crossover é o pacote de equipamentos, então não poderia faltar o ESP. O T40 o traz de série, junto com o assistente de saídas em rampa. O modelo elevou a chinesa JAC a outro patamar de qualidade no produto.

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É equipado com faróis com regulagem elétrica de altura; luzes diurnas em led; luzes de conversão estática (acompanham o movimento do volante em baixas velocidades); assistente de partida em rampa; sensor e câmera de ré; piloto automático; direção elétrica; central multimídia; e câmera frontal que capta tudo que acontece à frente do veículo.

FIAT ARGO 1.3 GSR

R$ 59.900 

 

ESP no Argo? Somente a partir do 1.3 e apenas com o câmbio automatizado GSR. As versões com motor 1.8 também trazem, mas atravessam os R$ 60 mil. No 1.0? Não, nem como opcional.

Oferece ar-condicionado; multimídia; computador de bordo; assistente de partida em rampa; piloto automático, retrovisores elétricos; start-stop; monitoramento de pressão dos pneus; e vidros elétricos.