1 Mercedes 300 SL Gullwing (1952)
Se há um carro que entrou para história por causa de suas portas, este é o Mercedes 300 SL Gullwing – também conhecido popularmente como “asas de gaivota”.
Lançado em 1952, tornou-se o primeiro superesportivo de rua da Mercedes-Benz na história. Dotado de chassi tubular e motor 3.0 de seis cilindros em linha, com 215 cv, o modelo contava com funcionalidades incríveis.
Outros modelos famosos com este tipo de portas são o DeLorean DMC-12 e Mercedes-Benz SLS AMG.
2 Tesla Model X 100D 2018
Este SUV elétrico de 5,05 metros de comprimento é o crossover elétrico mais rápido e com maior autonomia do mercado: graças ao seus 612 CV, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e percorrer 565 quilômetros entre as recargas.
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Ainda que já tenha visto foto deste Tesla, você com certeza ficou hipnotizado por suas portas traseiras Falcon Wings, que se estendem como as asas de um falcão, para facilitar a entrada nos assentos traseiros.
Ao abrir-las alcançam 2,20 metros de altura e, por conta disso, estão equipadas com sensores que impedem que batam contra o teto ou em outros carros. Curiosamente, as portas dianteiras são convencionais.
3 Volkswagen 1 Litre
Este pequeno conceito de dois lugares, apresentado em 2003, transformou-se no primeiro carro do mundo capaz de percorrer 100 quilômetros com apenas um litro de combustível.
Isso graças ao seu eficiente motor diesel de 299 cm³ e 8,5 cv, pensando somente 290 kg e com seu incrível coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,16.
O acesso ao interior do Volkswagen 1 Litre era feito através de uma pouco comum “porta de aviões caça”, de 1,5 metro de largura e que abria para o lado esquerdo. Tinha sistema de abertura elétrico que abria automaticamente quando o condutor ficava ao lado do carro.
4 Hyundai Veloster
Tudo bem. A forma como as portas deste peculiar cupê de 4,22 metros de comprimento abrem não têm nada de especial… Exceto pelo fato de que do lado direito tem uma porta traseira e no esquerdo, não! Este Hyundai não era surpreendente?
Pena que, ao menos no Brasil, seu design arrojado não encontrava par no motor 1.6 de 128 cv, o mesmo do HB20. E, para piorar, a importadora Caoa alegava uma falsa potência de 140 cv, o que gerou diversos casos na justiça. No exterior existiu uma versão turbo, que chegou por aqui em apenas poucas unidades.
5 BMW Isetta
Talvez não seja o carro que venha a sua mente quando pensa num BMW, mas o Isetta foi o automóvel que relançou a fabricante alemã após a Segunda Guerra Mundial.
Um compacto urbano de 2,28 metros de comprimento e impulsionado por motores de 250 ou 300 cm³, vindos das motocicletas da própria marca. Conhecemos esse carro como Romi Isetta, o primeiro automóvel produzido no Brasil.
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Sua grande peculiaridade? Popularmente, foi conhecido como “bolha” ou “ovo”, devido ao sistema de abertura frontal de sua única porta em que, além disso, suportava o sistema de direção.
6 Rolls-Royce Phantom 2018
As portas traseiras que se abrem no sentido contrário, conhecidas como suicidas, são bem comuns no mundo automotivo. Foram usadas por modelos como o Opel Meriva (segunda geração), esportivos como o Mazda RX-8, elétricos como o BMW i3 e carros de luxo como o Rolls-Royce Phantom.
A lista é grande, mas decidimos eleger o Phantom porque conta com um sistema elétrico capaz de abrir as portas traseiras com apenas o apertar de um botão. Quem experimentou assegura que são impressionantes.
7 Smart Crossblade
Um Smart que descarta o teto, para-brisa e as portas? Este é o Crossblade, um modelo de dois lugares que teve apenas 2.000 exemplares produzidos e que, em vez de portas, tem barras que servem como suporte para o retrovisor lateral.
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É equipado com um pequeno motor a gasolina de 599 cm³ e 71 cv, suficientes para acelerar até os 135 km/h (limitados eletronicamente).
8 Lamborghini Countach
São chamadas de portas de abertura vertical, mas ficaram conhecidas popularmente como “tipo Lambo” ou como “portas tesouras”, uma das marcas registradas dos Lamborghini.
O primeiro modelo de série a introduzir-las foi o Countach, revelado em 1971 e que, desde então, tornou-se um dos símbolos dos Lamborghinis com motor V12.
9 BMW Z1
O BMW Z1 é um dos conversíveis mais espetaculares do final dos anos 1980 e começo dos anos 1990 por uma razão: vinha com portas retráteis elétricas que, ao abrir, deslizavam para baixo, entrando na carroceria do carro (as janelas também baixavam automaticamente).
A BMW fabricou apenas 8.000 unidades deste carro, que agora está tornando-se um clássico.
10 Saab Aero-X
Este conceito de 1,27 metro de altura conta com uma solução incrível para entrar no carro: uma escotilha inspirada na dos aviões de combate e em alguns protótipos dos anos 1970, como a Ferrari 512 S Modulo.
No caso do Saab Aero-X, o teto levanta para cima (precisa de 1,80 metro de altura), unido-se ao para-brisa, e que ainda ajudava na visão de 180 graus do motorista.
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