O Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, é o maior e mais badalado do planeta. É a principal vitrine mundial para os lançamentos mais aguardados do setor.
A 67.ª edição - em 120 anos de feira - exibe cerca de 200 novidades que ganhará às ruas em breve e nos próximos anos. Pelo menos uma dezena delas está com a passaporte carimbado para desembarcar no Brasil
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Alguns figuram como estrelas nos estandes do Salão de Frankfurt, que faz rodízio anual com o Salão de Paris e termina neste domingo (24) no Messe Frankfurt, um gigantesco parque de exposições que reúne doze pavilhões.
VOLKSWAGEN POLO
Estreia mais importante da Volkswagen no mercado nacional nos últimos anos, a nova geração do Polo chega ás lojas entre outubro e novembro. Porém, a apresentação oficial no país acontece nesta segunda-feira (25).
O modelo brasileiro tem um design ligeiramente modificado em relação ao europeu, especialmente na dianteira, que ganhou linhas mais agressivas.
O Polo deverá ter três opções de motores: 1.0 aspirado (3-cilindros), possivelmente ajustado para render 90 cv, 1.6 MSI (4-cilindros), de 120 cv, e o já confirmado 1.0 TSI (3-cilindros) turbo de injeção direta (mesmo do Golf), recalibrado para render 128 cv e 20,4 kgfm.
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FORD MUSTANG
A sexta geração do Mustang ganhou uma atualização que começa a ser vendida na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a pré-venda começará em novembro, com as primeiras entregas no início de 2018.
A versão brasileira será a GT com motor 5.0 V8, de 450 cavalos, provavelmente sem opcionais e administrada pelo novo câmbio automático de 10 marchas.
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O conjunto faz o exemplar ir de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos. A Ford também bateu o martelo quanto ao preço, porém só irá divulgá-lo em um ou dois meses. Certamente custará acima dos R$ 310 mil cobrados atualmente pelo Camaro SS, equipado com motor V8 de 461 cv.
BMW X3
Lançamento: 1.º semestre de 2018
Com a chegada da terceira geração, o X3 passa a ser o mais moderno e tecnológico da linha de SUVs da BMW, inclusive com condução semi-autônoma.
O modelo está maior que o antecessor. São 4,72 m de comprimento contra os 4,65 m do antigo. Já o entre-eixos de 2,86 m é 5 cm maior. O novo X3 ele adota a mesma chave do Série 7, com uma tela exibe diversas informações do carro e permite acionar comandos do veículo remotamente.
Entre as inúmeras versões na Europa, destaque para a M40i, com motor 3.0 de seis cilindros, que rende 360 cv e 51 kgfm, administrado pelo câmbio automático de oito marchas e tração integral.
JAGUAR E-PACE
Menor que o F-Pace, o E-Pace desembarca no Brasil para para concorrer com BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. O desenho do carro segue o estilo do irmão maior, embora a marca diga que a inspiração veio do esportivo F-Type.
O E-Pace é o primeiro carro da Jaguar com o sistema de tração integral Active Driveline, que transfere quase 100% da força para o eixo traseiro, garantindo um comportamento dinâmico de esportivo ao crossover.
A gama de motores tem duas opções a gasolina (2.0 de 249 cv ou 300 cv) e três a diesel (2.0 de 150 cv, 180 cv e 240 cv).
AUDI A8
A nova geração do Audi A8 entra para história como primeiro carro autônomo homologado para circular em vias públicas. O sedã grande é classificado no nível três, entre cinco possíveis para a tecnologia.
O motorista poderá circular sem a necessidade de colocar pelo menos uma das mãos no volante a intervalos regulares, como acontece nos sistemas semiautônomos atuais. Assim, ele poderá assistir a um filme na central multimídia, por exemplo.
É claro que esse nível de autonomia estará disponível em alguns países, o que certamente não inclui o Brasil, devido à legislação e a infraestrutura inadequada para receber tamanha modernidade.
PORSCHE CAYENNE TURBO
A marca alemã mostra a nova geração do Cayenne Turbo, agora empurrado pelo motor V8, biturbo, de 550 cv. O SUV esportivo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atingir 286 km/h.
A modelo passa a vir com eixo traseiro direcional e controle de rolagem da carroceria, melhorando muito o desempenho dinâmico. Segundo a Porsche, o comportamento é semelhante ao do 911.
O SUV também incorpora o sistema ativo de amortecedores controlados eletronicamente. Traduzindo, há seis níveis de altura selecionáveis que pode ser regulada manualmente para se adequar ao terreno fora de estrada.
RENAULT DUSTER
Braço popular da marca francesa no Velho Mundo, a romena Dacia optou por melhorar (e não trocar) a atual geração do Duster, mantendo a mesma plataforma. A novidade adota o câmbio CVT no lugar do ultrapassado automático de 4 marchas, controle de estabilidade e luz diurna em led.
As alterações por fora no Duster estão no faróis com luz diurna led, na lanternas traseiras com elementos internos no formato de cruz e no para-brisa mais inclinado e reposicionado 10 cm à frente, com ganho de visibilidade interna e espaço na cabine.
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As laterais estão mais musculosas e há vincos acentuados no capô. Na cabine, o painel de instrumentos foi renovado e o ar-condicionado virou digital.
MERCEDES-BENZ CLASSE X
A primeira picape de luxo começa a ser fabricada na Argentina em 2018, mas só chega ao Brasil em 2019. Na Europa, ela já estreia em novembro.
A versão que estará nas lojas brasileiras deverá ser a de entrada X 200 movida a gasolina, com 4 cilindros e que desenvolve 166 cv e 24 kgfm de torque. A gama ainda tem o motor 2.3 a diesel, de 163 cv e 40 kgfm (X 220d) e 190 cv e 46 kgfm (X 250d) - este último presente na Frontier vendida no Brasil -, e a V6, com 258 cv e 56 kgfm (X 350d) e tração permanente 4x4. As opções de câmbio serão o manual de 6 velocidades ao o automático de 7.
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O preço da Mercedes Classe X no Brasil deve girar entre R$ 180 mil e R$ 190 mil, segundo informações ventiladas em Frankfurt. É justamente a faixa onde estão as opções 4x4 diesel das picapes médias à venda no país. Já a opção topo de linha X 350d pode desembarcar no país custando cerca de R$ 240 mil.
KIA STONIC
O SUV compacto sul-coreano faz sua estreia mundial e vira a aposta da marca para brilhar em um dos segmentos mais lucrativos atualmente. O visual arrojado e a ampla oferta de motores são os trunfos para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
A Kia espera lançá-lo no Brasil em meados do ano que vem motivada pelo fim do super IPI, que onerava demais os carros importados.
Na Europa, a motorização do Stonic começa com o 1.0 T-GDI de 3 cilindros (turbinado e com injeção direta), de 120 cv, seguido do 1.2, de 84 cv, do 1.4, de 100 cv, e do 1.6 turbodiesel, de 110 cv. As opções de câmbio são o manual ou automático de 6 marchas, e ainda há um automatizado de dupla embreagem e 7 posições.
Mercedes Project One
O conceito de um hipercarro híbrido desenvolvido pela Mercedes-Benz conta com a assinatura da AMG (divisão esportiva da marca). É uma espécie de carro de Fórmula 1 preparado para rodar nas ruas. Ele usa o motor V6 1.6 turbo a gasolina similar ao das pistas, porém auxiliado por outros quatro propulsores elétricos.
A combinação ultrapassa os 1 mil cavalos e leva o Project One a mais de 350 km/h, cumprindo o zero a 200 km/h em apenas 6 segundos.
O veículo começa a ser produzido a partir de 2019 e custará cerca de € 2,2 milhões (em torno de R$ 8,2 milhões). A edição é limitadíssima a 275 unidades e já tem um brasileiro na lista de reserva.
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