| Foto:

Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, é o maior e mais badalado do planeta. É a principal vitrine mundial para os lançamentos mais aguardados do setor.

CARREGANDO :)

A 67.ª edição - em 120 anos de feira - exibe cerca de 200 novidades que ganhará às ruas em breve e nos próximos anos. Pelo menos uma dezena delas está com a passaporte carimbado para desembarcar no Brasil
LEIA MAIS: Ford anuncia novo EcoSport 4x4 para o Brasil com pegada europeia

Alguns figuram como estrelas nos estandes do Salão de Frankfurt, que faz rodízio anual com o Salão de Paris e termina neste domingo (24) no Messe Frankfurt, um gigantesco parque de exposições que reúne doze pavilhões.

Publicidade

VOLKSWAGEN POLO

Lançamento: outubro

Polo europeu ganhou a versão Beats. 

Estreia mais importante da Volkswagen no mercado nacional nos últimos anos, a nova geração do Polo chega ás lojas entre outubro e novembro. Porém, a apresentação oficial no país acontece nesta segunda-feira (25).

O modelo brasileiro tem um design ligeiramente modificado em relação ao europeu, especialmente na dianteira, que ganhou linhas mais agressivas. 

Polo europeu ganhou a versão Beats. 
Publicidade

Polo deverá ter três opções de motores: 1.0 aspirado (3-cilindros), possivelmente ajustado para render 90 cv, 1.6 MSI (4-cilindros), de 120 cv, e o já confirmado 1.0 TSI (3-cilindros) turbo de injeção direta (mesmo do Golf), recalibrado para render 128 cv e 20,4 kgfm.

LEIA MAIS: Volks terá trinca de novos SUV’s no Brasil, mas T-Roc está descartado

FORD MUSTANG

Lançamento: 1.º trimestre de 2018
Publicidade

 

A sexta geração do Mustang ganhou uma atualização que começa a ser vendida na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a pré-venda começará em novembro, com as primeiras entregas no início de 2018.

A versão brasileira será a GT com motor 5.0 V8, de 450 cavalos, provavelmente sem opcionais e administrada pelo novo câmbio automático de 10 marchas.

 

LEIA MAIS: Até que enfim! Ford confirma pré-venda e versão do Mustang no Brasil

Publicidade

O conjunto faz o exemplar ir de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos. A Ford também bateu o martelo quanto ao preço, porém só irá divulgá-lo em um ou dois meses. Certamente custará acima dos R$ 310 mil cobrados atualmente pelo Camaro SS, equipado com motor V8 de 461 cv.

BMW X3 

Lançamento: 1.º semestre de 2018

 

Com a chegada da terceira geração, o X3 passa a ser o mais moderno e tecnológico da linha de SUVs da BMW, inclusive com condução semi-autônoma.

O modelo está maior que o antecessor. São 4,72 m de comprimento contra os 4,65 m do antigo. Já o entre-eixos de 2,86 m é 5 cm maior. O novo X3 ele adota a mesma chave do Série 7, com uma tela exibe diversas informações do carro e permite acionar comandos do veículo remotamente.

Publicidade

 

Entre as inúmeras versões na Europa, destaque para a M40i, com motor 3.0 de seis cilindros, que rende 360 cv e 51 kgfm, administrado pelo câmbio automático de oito marchas e tração integral.

JAGUAR E-PACE

Lançamento: 2.º semestre de 2018

 

Menor que o F-Pace, o E-Pace desembarca no Brasil para para concorrer com BMW X1Audi Q3Mercedes-Benz GLA. O desenho do carro segue o estilo do irmão maior, embora a marca diga que a inspiração veio do esportivo F-Type.

Publicidade

O E-Pace é o primeiro carro da Jaguar com o sistema de tração integral Active Driveline, que transfere quase 100% da força para o eixo traseiro, garantindo um comportamento dinâmico de esportivo ao crossover.

 

A gama de motores tem duas opções a gasolina (2.0 de 249 cv ou 300 cv) e três a diesel (2.0 de 150 cv, 180 cv e 240 cv).

AUDI A8 

Lançamento: 2.º semestre de 2018

 
Publicidade

A nova geração do Audi A8 entra para história como primeiro carro autônomo homologado para circular em vias públicas. O sedã grande é classificado no nível três, entre cinco possíveis para a tecnologia.

O motorista poderá circular sem a necessidade de colocar pelo menos uma das mãos no volante a intervalos regulares, como acontece nos sistemas semiautônomos atuais. Assim, ele poderá assistir a um filme na central multimídia, por exemplo.

 

É claro que esse nível de autonomia estará disponível em alguns países, o que certamente não inclui o Brasil, devido à legislação e a infraestrutura inadequada para receber tamanha modernidade.

PORSCHE CAYENNE TURBO

Lançamento: 2.º semestre de 2018
Publicidade

 

A marca alemã mostra a nova geração do Cayenne Turbo, agora empurrado pelo motor V8, biturbo, de 550 cv. O SUV esportivo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atingir 286 km/h.

A  modelo passa a vir com eixo traseiro direcional e controle de rolagem da carroceria, melhorando muito o desempenho dinâmico. Segundo a Porsche, o comportamento é semelhante ao do 911.

 

O SUV também incorpora o sistema ativo de amortecedores controlados eletronicamente. Traduzindo, há seis níveis de altura selecionáveis que pode ser regulada manualmente para se adequar ao terreno fora de estrada.

Publicidade

RENAULT DUSTER

Lançamento: 1.º semestre de 2019

 

Braço popular da marca francesa no Velho Mundo, a romena Dacia optou por melhorar (e não trocar) a atual geração do Duster, mantendo a mesma plataforma. A novidade adota o câmbio CVT no lugar do ultrapassado automático de 4 marchas, controle de estabilidade e luz diurna em led.

As alterações por fora no Duster estão no faróis com luz diurna led, na lanternas traseiras com elementos internos no formato de cruz e no para-brisa mais inclinado e reposicionado 10 cm à frente, com ganho de visibilidade interna e espaço na cabine.

 
Publicidade

LEIA MAIS: Novo Duster é revelado por inteiro e já tem data para estrear no Brasil

As laterais estão mais musculosas e há vincos acentuados no capô. Na cabine,  o painel de instrumentos foi renovado e o ar-condicionado virou digital.

MERCEDES-BENZ CLASSE X

Lançamento: 1.º semestre de 2019

 

A primeira picape de luxo começa a ser fabricada na Argentina em 2018, mas só chega ao Brasil em 2019. Na Europa, ela já estreia em novembro.

Publicidade

A versão que estará nas lojas brasileiras deverá ser a de entrada  X 200 movida a gasolina, com 4 cilindros e que desenvolve 166 cv e 24 kgfm de torque. A gama ainda tem o motor 2.3 a diesel, de 163 cv e 40 kgfm (X 220d) e 190 cv e 46 kgfm (X 250d) - este último presente na Frontier vendida no Brasil -, e a V6, com 258 cv e 56 kgfm (X 350d) e tração permanente 4x4. As opções de câmbio serão o manual de 6 velocidades ao o automático de 7.

LEIA MAIS: Confira mais detalhes da Classe X, a primeira picape de luxo da história; assista

 

O preço da Mercedes Classe X no Brasil deve girar entre R$ 180 mil e R$ 190 mil, segundo informações ventiladas em Frankfurt. É justamente a faixa onde estão as opções 4x4 diesel das picapes médias à venda no país. Já a opção topo de linha X 350d pode desembarcar no país custando cerca de R$ 240 mil.

KIA STONIC

Lançamento: 2.º semestre de 2018
Publicidade

 

O SUV compacto sul-coreano faz sua estreia mundial e vira a aposta da marca para brilhar em um dos segmentos mais lucrativos atualmente. O visual arrojado e a ampla oferta de motores são os trunfos para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

A Kia espera lançá-lo no Brasil em meados do ano que vem motivada pelo fim do super IPI, que onerava demais os carros importados.

 

Na Europa, a motorização do Stonic começa com o 1.0 T-GDI de 3 cilindros (turbinado e com injeção direta), de 120 cv, seguido do 1.2, de 84 cv, do 1.4, de 100 cv, e do 1.6 turbodiesel, de 110 cv. As opções de câmbio são o manual ou automático de 6 marchas, e ainda há um automatizado de dupla embreagem e 7 posições.

Publicidade

Mercedes Project One

Lançamento: em 2019

 

O conceito de um hipercarro híbrido desenvolvido pela Mercedes-Benz conta com a assinatura da AMG (divisão esportiva da marca). É uma espécie de carro de Fórmula 1 preparado para rodar nas ruas. Ele usa o motor V6 1.6 turbo a gasolina similar ao das pistas, porém auxiliado por outros quatro propulsores elétricos.

A combinação ultrapassa os 1 mil cavalos e leva o Project One a mais de 350 km/h, cumprindo o zero a 200 km/h em apenas 6 segundos.

 
Publicidade

O veículo começa a ser produzido a partir de 2019 e custará cerca de € 2,2 milhões (em torno de R$ 8,2 milhões). A edição é limitadíssima a 275 unidades e já tem um brasileiro na lista de reserva.

O jornalista viajou a convite da Anfavea