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O logotipo no pátio da Copava contou com a participação de 49 veículos | Divulgação/Kombi Clube Curitiba
O logotipo no pátio da Copava contou com a participação de 49 veículos| Foto: Divulgação/Kombi Clube Curitiba

O Brasil é o único lugar no mun­­do onde a Volkswagen ain­­da fabrica a Kombi. Talvez por isso seja o país onde o utilitário é mais cultuado. Na se­­mana passada tivemos mais uma mostra dessa paixão pelo modelo, que este mês completa 54 anos de produção em solo brasileiro – de longe, o que es­­tá há mais tempo em linha por aqui. Cerca de 70 exemplares participaram do "Dia da Kom­­bi", em Curitiba, e 49 deles fi­­zeram história ao formar o lo­­gotipo gigante do fabricante alemão no pátio da concessionária Copava.

"Foi um momento memorável. As Kombis formaram mais do que um símbolo, formaram uma mensagem de carinho e ami­­zade dos carros com seus apai­­xonados proprietários", resumiu Marco Aurélio César Rebuli, integrante do Kombi Clube Curitiba e idealizador da ação inédita no país e batizada de "VW Logo Day Brazil".

Segundo ele, o encontro que motivou a iniciativa também entra para a história por ser con­­siderado o maior já realizado no Brasil envolvendo Kombis do passado. Além de "Kombis­tas" do Paraná, a festividade con­­tou com participantes do Rio Grande do Sul, Santa Cata­­rina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Multiuso

A Kombi foi o primeiro modelo da VW a ser produzido no Bra­­sil. O nome vem do alemão Kom­­­bi­­­na­­­­tionfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" ou "veículo multiuso". E, mesmo há tanto tempo no mer­cado, o modelo continua sendo bastante procurado. Segundo dados da Fede­­ração Nacional da Distri­bui­­­ção de Veículos Auto­­motores (Fe­­­na­­­­brave), em 2010 foram ven­­didas 26,1 mil unidades, o que coloca a Kombi disparada na liderança no segmento de fur­­gões. Este ano, até agora, já foram 16,7 mil emplacamentos.

Cronologia

Confira a história da Kombi

1950 – Ano de seu lançamento na Alemanha e início das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietário da marca Brastemp).

1953 – Começa a montagem no Brasil, com as peças importadas (sistema CKD) ainda pelo Grupo Brasmotor.

1957 – Início da produção no Brasil pela Volkswagen no dia 2 de setembro, com nacionalização de peças e motor 1200 cc.

1967 – Motor 1500 cc.

1976 – Primeira reestilização, motor 1600 cc. A fábrica combinou a frente (com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais, tornando assim a carroceria do modelo fabricado de 1976 a 1996 uma exclusividade brasileira.

1981 – Início das vendas do modelo com motor a diesel 1.5, refrigerado a água e radiador dianteiro. Os piscas traseiros voltam a ser na cor âmbar (eram vermelhos de 1976 a 1980).

1982 – Lançamento da picape Kombi com cabine-dupla.

1983 – A Kombi ganha freios a disco na dianteira e novas rodas.

1997 – Segunda reestilização, porta lateral corrediça e injeção eletrônica. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria semelhante aquela conhecida no resto do mundo.

2000 – Último ano de fabricação da versão picape.

2006 – Novo motor 1400 flex, refrigerado a água, nova grade dianteira para o radiador e novo painel.

2009 – As mudanças são discretas. Há a adoção do brake light (terceira luz de freio) de série na extremidade do teto e nova grade dianteira levemente reestilizada com novas aletas para refrigeração.

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