O Brasil é o único lugar no mundo onde a Volkswagen ainda fabrica a Kombi. Talvez por isso seja o país onde o utilitário é mais cultuado. Na semana passada tivemos mais uma mostra dessa paixão pelo modelo, que este mês completa 54 anos de produção em solo brasileiro de longe, o que está há mais tempo em linha por aqui. Cerca de 70 exemplares participaram do "Dia da Kombi", em Curitiba, e 49 deles fizeram história ao formar o logotipo gigante do fabricante alemão no pátio da concessionária Copava.
"Foi um momento memorável. As Kombis formaram mais do que um símbolo, formaram uma mensagem de carinho e amizade dos carros com seus apaixonados proprietários", resumiu Marco Aurélio César Rebuli, integrante do Kombi Clube Curitiba e idealizador da ação inédita no país e batizada de "VW Logo Day Brazil".
Segundo ele, o encontro que motivou a iniciativa também entra para a história por ser considerado o maior já realizado no Brasil envolvendo Kombis do passado. Além de "Kombistas" do Paraná, a festividade contou com participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Multiuso
A Kombi foi o primeiro modelo da VW a ser produzido no Brasil. O nome vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" ou "veículo multiuso". E, mesmo há tanto tempo no mercado, o modelo continua sendo bastante procurado. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2010 foram vendidas 26,1 mil unidades, o que coloca a Kombi disparada na liderança no segmento de furgões. Este ano, até agora, já foram 16,7 mil emplacamentos.
Cronologia
Confira a história da Kombi
1950 Ano de seu lançamento na Alemanha e início das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietário da marca Brastemp).
1953 Começa a montagem no Brasil, com as peças importadas (sistema CKD) ainda pelo Grupo Brasmotor.
1957 Início da produção no Brasil pela Volkswagen no dia 2 de setembro, com nacionalização de peças e motor 1200 cc.
1967 Motor 1500 cc.
1976 Primeira reestilização, motor 1600 cc. A fábrica combinou a frente (com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais, tornando assim a carroceria do modelo fabricado de 1976 a 1996 uma exclusividade brasileira.
1981 Início das vendas do modelo com motor a diesel 1.5, refrigerado a água e radiador dianteiro. Os piscas traseiros voltam a ser na cor âmbar (eram vermelhos de 1976 a 1980).
1982 Lançamento da picape Kombi com cabine-dupla.
1983 A Kombi ganha freios a disco na dianteira e novas rodas.
1997 Segunda reestilização, porta lateral corrediça e injeção eletrônica. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria semelhante aquela conhecida no resto do mundo.
2000 Último ano de fabricação da versão picape.
2006 Novo motor 1400 flex, refrigerado a água, nova grade dianteira para o radiador e novo painel.
2009 As mudanças são discretas. Há a adoção do brake light (terceira luz de freio) de série na extremidade do teto e nova grade dianteira levemente reestilizada com novas aletas para refrigeração.
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