Para que a compra de um automóvel usado não se transforme em uma tremenda dor de cabeça no futuro, o consumidor pode adotar alguns cuidados básicos antes de fechar o negócio. O ideal seria recorrer ao setor multimarcas das concessionárias de veículos ou lojas afiliadas à Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar). De acordo com o Procon, em lojas o comprador está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. No caso de problemas na negociação com carros de particulares, o consumidor estará protegido apenas pelo Código CiviL.
Confira abaixo algumas dicas:
Pedal do Freio - Um pedal com a borracha nova pode indicar que o desgaste foi grande e já o trocaram. Para comprovar o estado do óleo de freio, ligue o motor e pressione o pedal; se ao soltá-lo ele demorar para subir, o óleo está em mau estado.
Bateria - Todos os sistemas e componentes elétricos do automóvel dependem dela. A existência de fissuras na estrutura e de pontos de ferrugem é um sinal de seu envelhecimento, indicando que a bateria está no fim de sua vida útil.
Numeração - A placa de identificação dos números do motor e do chassi com sinais de ferrugem pode indicar mau estado de conservação. Confirme se estes números são os mesmos que estão na documentação do veículo.
Motor - Um motor em bom estado não deve falhar no arranque e as subidas de regime devem ser contínuas e regulares. Verifique também se a temperatura do líquido de refrigeração não esquenta demais, e se a ventoinha do radiador está funcionando.
Amortecedores - Teste apoiando-se em cada um dos cantos do carro, forçando a suspensão e soltando bruscamente. Se os amortecedores estiverem em bom estado, a carroceria não oscila repetidamente.
Bancos e cintos - Observe o revestimento e os cintos devem esticar na totalidade e ter fixações impecáveis.
Fechaduras - Verifique sempre o seu correto funcionamento. Não devem estar soltas e nem moles.
Piso - Não se esqueça de levantar os tapetes para se certificar de que não existem indícios de corrosão.
Janelas - Abra e feche as janelas várias vezes para verificar o estado dos acionadores e o nível de vedação.
Faróis - As lanternas devem estar em bom estado e as lâmpadas limpas e sem manchas.
Volante - Rode o volante de um extremo ao outro e tente perceber se a roda dianteira esquerda acompanha bem o movimento da roda dianteira direita. Um volante muito polido pode ser a prova de que o carro tinha uma alta quilometragem.
Pneus - Em média, cada jogo de pneus dura até 60 mil km. Pneus em bom estado não devem apresentar cortes ou bolha e o piso deve ter pelo menos 3 mm de profundidade. Não se esqueça de verificar o estepe.
Escapamento - Um bom teste para verificar o estado do escapamento é tapar sua saída com a sola do sapato. Se o motor não falhar é porque existem alguns furos no seu circuito. Assim você terá de substituir parte do escapamento.
Radiador - Verifique o nível do líquido e suas tubulações procurando sinais de oxidação, gordura e possíveis furos. A estrutura do radiador deve estar boa.
Óleo - Além do nível, a vareta pode indicar o estado do óleo. Vestígios de partículas de metal no óleo mostram que o motor não está em bom estado.
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