![Diferencial | Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2011/11/adda427822cf012192b6f8c92eb2fdc5-gpLarge.jpg)
É um conjunto de engrenagens fundamental para fazer as curvas. O diferencial permite que a roda do lado externo, no eixo de tração, gire mais depressa que a interna, para compensar a maior distância a ser percorrida por ela. Quando ele não existia, as rodas giravam na mesma velocidade. A do lado externo da curva era arrastada, o que provocava maior desgaste dos pneus. Há dois tipos de diferencial. O comum, onde as engrenagens fazem com que os eixos girem livremente com velocidade diferente nas curvas. E o autoblocante, que traz discos que pressionam as engrenagens e travam os eixos, fazendo com que os dois girem na mesma velocidade. Esse segundo sistema diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar, em um piso com baixa aderência, por exemplo.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião