O primeiro Polo a chegar no mercado era equipado com motor 1.6 convencional de 101 cavalos, enquanto o Polo conta agora com motor Total Flex, que rende os mesmos 101 cv com gasolina e 103 cv com álcool. Pelos dados da fábrica, com este motor o carro abastecido somente com álcool vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge 175 km/h de velocidade final. Em relação ao consumo médio faz 7,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Utilizando apenas gasolina, leva 11,4 segundos para acelerar a 100 km/h e alcança 173 km/h. Na cidade, o consumo é de 11,5 km/l e, na estrada, 17 km/l.
Mesmo não tendo o desempenho de um esportivo, o motor 1.6 não decepciona em nenhum momento, nem nas arrancadas (mesmo em subidas, com três adultos e ar-condicionado ligado) e nem nas retomadas, permitindo ultrapassagens com segurança. O nível de ruídos, graças ao bom isolamento acústico, também é baixo. As relações de transmissão estão bem adequadas e os engates são precisos. A suspensão é meio dura, sacrifica um pouco o conforto dos passageiros, mas oferece ganhos na dirigibilidade,
Praticamente também não existe diferença de desempenho com álcool ou gasolina. A Volkswagen também facilitou a vida do motorista equipando o carro com o sistema de auxílio de estacionamento traseiro. Espaço confortável para cinco passageiros, incluíndo três adultos atrás, e um porta-malas com 432 litros são outros atributos do modelo.
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