A característica mais importante do modelo da Land Rover é a versatilidade para encarar tudo com muito conforto, desde uma bela rodovia até terrenos acidentados| Foto: Fotos: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Embora suas linhas lembrem as do Discovery 3, a quarta geração do jipão está com a frente mais agressiva e faróis de LED
Na rodovia, o modelo mostra ânimo incomum para um veículo de 2.580 quilos
Volante com comandos e
Suspensão pneumática permite ajustes de altura para cada situação de uso

Quando pensamos em Land Rover, a primeira imagem que vem à cabeça é a de um jipão espartano, com bagagem até o teto, superando com facilidade os mais diferentes obstáculos nas savanas da África ou no deserto do Atacama. Mas quando nos referimos ao Discovery 4, a história é totalmente diferente. Por isso, nos três primeiros meses deste ano, o modelo representou 34,3% das vendas da Land Rover no Brasil. E 56% delas pertencem à versão SE, equipada com motor 3.0 V6 turbodiesel de 243 cv, que pode ser levada para sua garagem desde que desembolse R$ 225 mil na concessionária autorizada Euro Import.

CARREGANDO :)

Ideal para as famílias compostas por um casal com mais de dois filhos, ou para aquelas que levam junto os amigos para os passeios de fim de semana, o Discovery 4 serve muito bem até sete pessoas graças à terceira fileira de bancos. Fáceis de serem montados sobre o assoalho do porta-malas, os dois últimos bancos acomodam bem até os adultos e contam com o apoio de cabeça e cinto de três pontos. Confortável como um sedã de luxo, o Discovery 4 vem equipado com tudo o que é preciso para enfrentar trilhas pesadas ou rodar macio em estradas e na cidade. Embora suas linhas lembrem as do Discovery 3, a quarta geração do utilitário esportivo de luxo, lançada no fim de 2009, ganhou frente mais agressiva, faróis de LED e novo interior.

O modelo tem 4,82 m de com­pri­­­­mento, 2,02 m de largura, 1,88 m de altura e rodas de 19 polegadas, medidas que ajudam a abrir caminho no trânsito e deixam o motorista em posição privilegiada para dirigir com ampla visibilidade. Ao entrar no carro, gasta-se um bom tempo para se encontrar entre os instrumento disponíveis. Volante com comandos, partida com botão e tela no painel. Um ponto negativo é a ausência de ajustes elétricos no banco (só disponíveis na versão HSE). No console está o "Ter­rain Response", que prepara o sistema de tração integral. Com o giro de um botão, o motorista tem cinco opções para ajustar o carro de acordo com a necessidade do terreno. Nessa geração foi inserido o modo "pedra" – que permite uma leve pressão extra nos freios quando o veículo está abaixo dos 5 km/h, o que dá mais controle ao motorista – e o modo "areia", com aceleração gradual para impedir atolamentos. Ou seja, se encarar um terreno acidentado, quem irá calcular o que fazer em cada situação é o próprio carro.

Publicidade

Com o Discovery 4 , rodar em estradas de terra é uma verdadeira diversão e aquela idéia de que o carro a diesel é barulhento não serve para este jipão. Em movimento, o Discovery é bem silencioso, re­­sultado não apenas da alta tecnologia do motor, mas também do ótimo isolamento acústico. O painel não trepida mesmo em trilhas com pedregulhos.

Na rodovia, o Discovery mostra ânimo incomum para um veículo de 2.580 quilos. As acelerações são rápidas, assim como as respostas dos freios, direção e suspensão pneumática (que levanta ou abaixa a altura do carro). Seu novo motor 3.0 V6 a diesel com turbocompressor de 243 cv é responsável pela sua agilidade. Se em alto giro o motor agrada muito, em baixa ele é ainda mais impressionante. O torque de 61,2 kgfm está disponível a partir de 2.000 rpm. Isso significa que uma leve pressão no pedal do acelerador já despeja muita força nas quatro rodas.

Outro bom equipamento do Discovery é o câmbio automático de 6 marchas, que, além da conveniência no trânsito, também proporciona trocas de marchas suaves e sem trancos no uso off-road. Entre os itens de conforto e conveniência, o Discovery 4 oferece retrovisores externos escamotiáveis, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático dual zone e sistema de som Harmn-Kardon com 9 alto-falante incluindo subwoofer e entrada au­­xiliar, entre outros.