O Land Rover Discovery Sport, à venda desde abril no mercado brasileiro com motorização a gasolina, agora também está equipado com propulsor turbodiesel 2.2, de 190 cv e 42,8 kgfm de torque.
Segundo a marca, o novo bloco deixa ainda mais interessante as experiências do público que gosta de offroad, entregando mais torque e maior autonomia.
A novidade chega em três níveis de acabamento – SE, HSE e HSE Luxury -, os mesmos da opção a gasolina. Desde a sua configuração de entrada, o utilitário esportivo conta com ótimo nível de equipamento. Traz rodas de liga aro 18, faróis de xenônio, borboletas para trocas de marcha atrás do volante, bancos com ajustes elétricos, sete airbags, central multimídia com tela sensível ao toque e sistema de áudio Meridian. O câmbio automático é de nove marchas e também vem de série, assim como a tração 4x4.
O aumento nos preços para a versão a gasolina é de até R$ 36,6 mil. A SE é vendida a partir de R$ 218, 1 mil, a HSE custa R$ 242,7 mil e a topo HSE Luxury sai por R$ 270,7 mil - esta ainda oferece como opcional a terceira fileira de bancos para receber até sete ocupantes (valores variam entre R$ 6 mil e R$ 8 mil, dependendo da configuração).
Com 4,5 metros de comprimento, o Discovery Sport é 2,39 cm mais curto que o Discovery 4, que também conta com sete assentos. A distância entre-eixos de 2,74 metros garante um bom espaço interno e versatilidade. A começar pelos dois bancos embutidos sob o assoalho do porta-malas. Assim, permitem transportar até sete pessoas.
A fila central de assentos pode ser rebatida, deixando o assoalho reto e possibilitando o transporte de 1.810 litros. Com cinco pessoas, ele leva 829 l.
DNA fora de estrada
O Discovery Sport é o modelo de entrada da Land Rover e se destaca pela robustez do conjunto e capacidade para enfrentar terrenos difíceis.
O veículo oferece recursos eletrônicos para utilização em trajetos off road, como o Terrain Response, que adapta automaticamente as configurações de acordo com o tipo de terreno; o Roll Stability Control, que detecta e previne situações com risco de capotamento; e o Hill Descent Control, que auxilia em descidas íngremes de pisos escorregadios ou com cascalhos, acionando o freio automaticamente.
Evoque conversível desembarca em 2016 no Brasil
Leia a matéria completaNo quesito design, o SUV apresenta linhas que até lembram seu primo Evoque. Visto de lado é perceptível o mesmo caimento do teto na traseira, que remete a um cupê. Porém, o Discovery apresenta proporções mais avantajadas. Os faróis e lanternas contam com lentes que possuem um desenho exclusivo.
Revisão
Para o pós-venda, a marca criou um plano específico para o modelo no qual garante as revisões ao longo de cinco anos por um preço fixo de R$ 1.990 cada. De acordo com a Land Rover, o Discovery Sport a diesel deverá representar 60% das vendas da linha.
Convite para a aventura
O Discovery Sport a diesel vai muito bem na estrada, mas, principalmente fora dela. Durante a apresentação para a imprensa, a Gazeta do Povo andou no carro por 400 quilômetros, incluindo rodovias pavimentadas e percursos fora de estrada com subidas e descidas, lama, cascalho, travessias de riachos. Foi possível experimentar toda a capacidade do utilitário.
A Land Rover organizou uma expedição saindo de Guarulhos (SP) com destino ao Parque Nacional do Itatiaia, passando por cidades do interior do estado do Rio de Janeiro – incluindo o local onde o SUV será fabricado em 2016 junto com o Evoque – além de pequenas cidades de Minas Gerais.
A versão disponibilizada foi a HSE 2.2 SD4, que mostrou muita disposição em subidas, além de baixo nível de ruído interno e trepidação quase imperceptível. O consumo médio registrado na viagem foi de 12 km/l na estrada e de até 6,4 km/l nas trilhas.
Segundo a marca, o carro roda até 900 km com um tanque de diesel.
No asfalto, o Discovery Sport entregou todos os atributos de um verdadeiro automóvel do segmento premium, com muito conforto e boas retomadas quando o motor foi exigido.
Mas, a força da motorização turbodiesel foi realmente notada ao sair do asfalto e encarar os diferentes pisos. O conjunto foi ligeiramente interpretado pelo sistema Terrain Response, com muita segurança. A suspensão está bem calibrada para ambos os terrenos, sem excesso em inclinações nas curvas, transmitindo confiança ao condutor.
O que ele traz?
Preços e versões do Discovery Sport 2016:
SE
R$ 183.100 (2.0 a gasolina)
R$ 218, 1 mil (2.2 a diesel)
Direção elétrica; ar-condicionado de duas zonas com saídas para os bancos traseiros; câmbio de 9 marchas com paddle shift; sensor de ré; multimídia com tela sensível ao toque de 8”, USB, bluetooth e entrada auxiliar; freio de estacionamento elétrico; sistema Terrain Response; alarme; assistente de estabilidade ao trailer; rodas de liga aro de 18; faróis de xenônio com luz diurna em led; e bancos com revestimento parcial em couro.
HSE
R$ 206.100 (2.0 a gasolina)
R$ 242,7 mil (2.2 a diesel)
Acrescenta teto panorâmico; GPS; rodas aro 19; bancos totalmente revestidos em couro; sensor de estacionamento dianteiro; e sistema de áudio com 10 altofalantes e subwoofer.
HSE Luxury
R$ 235.200 (2.0 a gasolina)
R$ 270,7 mil (2.2 a diesel)
Adiciona revestimento em couro Premium Windsor; bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória; sistema de som Meridian com 17 alto falantes; entrada USB na 1ª e 2ª fileiras; e rodas aro 19 com desenho exclusivo.
Ficha técnica
Veja as especificações do modelo:
Discovery Sport | |
Motor | 2.2 turbodiesel |
Potência/torque | 190 cv/ 42,8 kgfm |
Câmbio | Automático (9M) |
Dimensões | 4,59 m (C), 2,74 m (EE), 2,17 m (L), 1,62 m (A) |
Vel. máxima | 188 km/h |
0 a 100 km/h | 8,9s |
Porta-malas | 454 l |
M: marchas. (C): comprimento. (EE): entreixos. (L): largura. (A): altura. |
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