Antes mesmo da abertura oficial da mostra alemã, a Renault apresentou os novos modelos que a empresa passará a produzir nos próximos meses. Entre eles o hatch compacto de quatro portas Sandero, que sairá da linha de montagem da fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba - é o primeiro carro mundial da marca francesa a ser feito inicialmente fora das bases da empresa na Europa.
O Sandero chegará às ruas em dezembro com três opções de motorização bicombustível: as já conhecidas 1.0, com 77 cv de potência máxima quando abastecido com álcool, e 1.6 litro, com 112 cv, ambas 16V Hi-Flex, além do novo propulsor 1.6 8V Hi-Torque bicombustível (95 cv), inédito na gama Renault no país e que fará sua estréia no Logan, a partir de novembro.
Adotando a nova política da montadora, o hatch também terá três anos de garantia - sendo o único do segmento com este prazo. Aliás, o carro vai concorrer com o Volkswagen Fox e o Fiat Punto com preços acima de R$ 32 mil.
Espaço
O Sandero compartilha da mesma plataforma do Logan, portanto dimensões generosas e espaço interno é que não faltam. Ele possui 4,02 metros de comprimento e entre-eixos de 2,59 metros, com porta-malas de 320 litros, que a Renault afirma ser o maior da categoria. O painel central é idêntico ao do Logan, o que o torna simples, mas bem feito. Já o painel da porta está mais sofisticado, com puxadores pintados de prata, para acompanhar o console central.
Os outros dois modelos apresentados pela Renault foram a terceira geração do Laguna e o novo Twingo. O novo sedã (também com opção de perua) começa a ser vendido ainda neste semestre na Europa, mas não há previsão de chegada do veículo no Brasil.
Rival do up!
A Toyota mostra um "adversário" do VW up!, o carro-conceito iQ. O modelo super-compacto traz rodas de 17 polegadas e teto solar panorâmico. Medindo 2,98 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,48 m de altura, o iQ é menor protótipo com capacidade para quatro passageiros do mundo. Por fora, não há divisão entre o pára-choque traseiro e as laterais, que são compostos por apenas uma peça. Na frente chamam a atenção o pequeno capô e os vincos, que formam um "M" entre os faróis e o pára-choque.
Olhos no farol
O protótipo F 700 da Mercedes-Benz foi apresentado em Frankfurt e, além do altíssimo luxo do sedã, está se destacando por ser equipado com a suspensão Pre-Scan. Dois sensores disparam raios laser em direção ao terreno à frente do carro, recolhendo informações sobre o que as rodas vão encontrar. Em seguida, a suspensão cria uma estratégia para cada roda abordar a pista de maneira a minimizar o impacto para quem está a bordo.
Carros-porcos
O grupo internacional ecológico Greenpeace protestou contra a emissão de gás carbônico causada pelos automóveis, em plena abertura do salão ao público. Carros caracterizados como porcos, pintados em cor-de-rosa, com focinhos e orelhas postiças, levavam uma escultura imitando uma fumaça negra, estampada com o símbolo CO2. Os porcos carregavam a acusação "Klimaschweine", ou "porcos do clima".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast