A Chrysler, agora sob a gestão da Fiat Internacional, quer retomar seu espaço no mercado e para isso está trazendo novos modelos de suas marcas. O crossover Dodge Journey, lançado em 2008 na versão SXT, ganha agora o SE, de entrada, e o RT, top de linha. Todos têm motor 2.7 V6 de 185 cavalos com transmissão automática. As diferenças nas versões estão nos itens de conforto.
A Dodge Journey SE, com cinco lugares, promete um pacote de equipamentos de série atraente a um preço competitivo. O modelo está sendo vendido a R$ 85.900 enquanto seus principais concorrentes têm preço superior e não contam com os mesmos acessórios. A Chevrolet Captiva parte de R$ 87.425 e a Honda CR-V, R$ 88.410. Na versão SE, os bancos são revestidos em tecido e as rodas são de 16".
Como é um carro feito para a família, a Journey, em todas as suas versões, tem porta-luvas duplo com compartimento para bebidas, porta-objetos sob o assoalho da segunda fileira de bancos e abaixo do assento do banco dianteiro.
E quando o assunto é segurança, na versão de entrada não foi retirado nenhum item em comparação com as versões melhor equipadas. Portanto, a SE, a SXT e a RT contam com freios a disco nas quatro rodas com ABS, programa eletrônico de estabilidade (ESP), controle anti-capotamento e assistência de frenagem de emergência. Os modelos também têm novos apoios de cabeça ativos, que se movem para cima e para frente em caso de colisão traseira, protegendo a cabeça e o pescoço dos ocupantes.
Ainda no quesito segurança, a Journey oferece air bags frontais, laterais nos bancos dianteiros e laterais tipo cortina para todas as fileiras de bancos mais o sistema de ancoragem de assentos infantis. São pontos de fixação situados no banco traseiro que facilitam a instalação dos equipamentos de retenção.
A RT, top de linha, vem melhor equipada e ainda mais confortável. Os bancos e a alavanca do câmbio são revestidos em couro. Os assentos dianteiros têm sistema de aquecimento. O veículo conta ainda com rodas de alumínio de 19" e teto solar elétrico. Como na versão intermediária, a SXT, que custa R$ 99.900, a Journey RT traz câmera traseira de estacionamento e bancos para crianças integrados na segunda fileira de assentos.
A top de linha sai por R$ 107.900, mas com itens de série que a deixam melhor equipada do que suas concorrentes, segundo Philip Derderian, diretor-geral da Chrysler, e com um preço competitivo. Suas concorrentes diretas são Chevrolet Captiva (R$ 106.193) e Hyundai Santa Fé (R$ 110 mil).
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