A marca, por enquanto, só liberou fotos com detalhes externos do carro| Foto: Divulgação/Chrysler
Dart oferece três tecnologias em motores, incluindo o MultiAir 1.4 turbo

A marca Dodge – pertencente ao grupo Chrysler — reserva para o Salão de Detroit (EUA), que abre as portas em janeiro, a estreia mundial do modelo Dart 2013. O carro marca a volta da Dodge ao segmento de se­­dã compacto nos Estados Uni­­dos. Construído em uma arquitetura global, o Dart oferece três avançadas tecnologias em motores, incluindo o MultiAir 1.4 turbo, desenvolvido pela Fiat.

CARREGANDO :)

Semelhante ao Dodge Dart do final dos anos 1960, o Dart 2013 é o primeiro veículo do gru­­po Chrysler baseado em uma arquitetura Fiat – adaptado do Alfa Romeo Giulietta. A base do carro é 68% composta de aço de alta resistência. Com­binada com rodas de 18 polegadas, com suspensão independente, a proposta da Dodge é ga­­­­nhar em agilidade. O design foi inspirado no Dod­ge Char­ger, especialmente na parte fron­­tal.

Motores

Publicidade

Os consumidores vão poder es­­colher entre três motores, o no­­vo Tigershark 2.0 de 16 válvulas, o Turbo MultiAir Inter­cooled Turbo 1.4 de 16 vál­vu­­­las e o novo Tigershark Mul­­tiAir 2.4 16 válvulas de quatro cilindros. "Estes três mo­­tores, combinadas com três opções de trans­­missão, combinam-se para redefinir o desempenho, proporcionando o conjunto de powertrain mais diverso em sua categoria", diz a Dodge em nota.

A tecnologia MultiAir pro­­porciona uma combustão ideal em qualquer velocidade em to­­das as condições de condução, permitindo o controle direto e di­­nâ­mico de entrada de ar e com­­bustão. O resultado é um au­­mento de até 15% no torque de baixa rotação do mo­­tor, uma melhoria de 7,5% em eficiência de combustível e uma redução de 10% em emissões de C02.

O novo Dodge Dart será feito na planta da Chrysler de Belvi­dere, em Illinois, nos Estados Uni­­dos. A companhia está em pro­­cesso de in­­vestir US$ 600 milhões para apoiar a produção de produtos futuros, in­­cluindo o Dod­­ge Dart 2013. O investimento inclui a instalação de no­­vos equipamentos, má­­­­qui­nas e manuseio de ma­­teriais. O trabalho de ex­­pansão será concluído neste ano.