A esportiva Ducati 899, que fez a sua estreia mundial em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, vai chegar no segundo semestre de 2014 ao mercado brasileiro. O preço ainda não foi definido pela marca italiana, que também não revelou se a moto será montada em Manaus em parceria com a Dafra, como já ocorre com Diavel e Monster 796.
Nova integrante da "família Panigale", que já conta com a 1199 no país (está à venda desde julho com o preço de R$ 79.900), a 899 será nova opção de cilindrada média para a categoria sport. A confirmação da 899 para o Brasil ocorre logo após da Ducati fazer a apresentação mundial da Panigale 1199 S Senna no Salão Duas Rodas 2013, versão especial da 1199, que será exclusiva para o mercado brasileiro.
A 899 Panigale possui motor bicilíndrico de 898 cc, que possui os cilindros dispostos em formato de "L", com refrigeração líquida e injeção eletrônica. De acordo com a empresa, gera 150 cavalos de potência a 10.750 rpm e 10,1 kgfm de torque a 9.000 rpm. Inédito dentro da gama da marca, este propulsor foi desenvolvido sob a base do da Panigale 1199. Na Itália, a 899 Panigale substituiu a antiga Ducati 848.
Tecnologia
O câmbio é de seis marchas e traz o "Ducati Quick Shift", sistema que torna a troca posições nas engrenagens mais rápida, sem necessidade de acionar a embreagem quando se está subindo de marcha. Seu chassi é do tipo monocoque de alumínio, configuração na qual o motor faz parte do quadro, que é fixado no mesmo. Isso ajuda a diminuir o peso da moto, uma das principais características da Panigale, com apenas 169 kg a seco e 193 kg em ordem de marcha seu tanque leva até 17 litros de combustível.
As suspensões são do tipo "Big Piston Fork", na dianteira, que otimiza o desempenho racing da moto, acompanhada por monoamortecedor Sachs na traseira ambos com múltiplas regulagens. Visualmente, a 899 lembra muito a 1199, mas alguns detalhes, como a balança duplobraço, que liga o chassi a roda traseira, mostram um modelo mais acessível. Na 1199, é utilizado um sistema monobraço. Freios ABS, quick-shift, controle de tração, acelerador eletrônico, controle de freio motor e modos de potência estão presentes no pacote tecnológico da esportiva.
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