• Carregando...
Guidão largo, posição ereta e banco confortável da Ducati Hypermotard 796 garantem uma pilotagem divertida. A moto é excelente tanto para o uso urbano como para estradas sinuosas | Gustavo Epifânio/Infomoto
Guidão largo, posição ereta e banco confortável da Ducati Hypermotard 796 garantem uma pilotagem divertida. A moto é excelente tanto para o uso urbano como para estradas sinuosas| Foto: Gustavo Epifânio/Infomoto

Design

Visual ousado

Como se não bastasse ser divertida de pilotar e ter um motor elástico, a Ducati Hypermotard traz ainda um design pra lá de ousado, mas com bom gosto. Nas ruas , não havia quem não virasse o pescoço para admirar o modelo. Do para-lama integrado ao farol às duas ponteiras de escape localizadas sob o banco e que emitem um som compassado, tudo é bastante harmônico e ao mesmo tempo inusitado nessa Ducati. O guidão tem protetores de mão que trazem as setas (de LED) integradas. Os espelhos retrovisores ficam instalados nas extremidades e são retráteis. Apesar de a solução funcionar esteticamente, os espelhos são pouco práticos e com eles abertos torna-se impossível circular entre os carros.

O painel digital é bastante compacto, porém completo – traz velocímetro, tacômetro, relógio, hodômetros e até cronômetro. Os punhos são ergonômicos e muito bem construídos. Tudo na Hypermotard, aliás, conta com o mesmo refinamento de outros modelos da marca italiana. Por tudo isso, esse modelo de Borgo Panigale é mais que uma supermotard. Até mesmo no preço: R$ 42.900 sem frete.

  • Recém-chegada no Brasil, moto custa a partir de R$ 42.900 sem frete
  • Para-lama integrado à carenagem do farol dá visual ousado à moto
  • Painel digital é compacto, mas fornece várias informações
  • Guidão largo tem protetores de mão com os piscas embutidos
  • Lanterna e setas com Leds e duas robustas ponteiras na traseira

Além do visual diferenciado, as motocicletas do estilo supermotard se propõem a oferecer uma pilotagem ágil e divertida. Levando essa proposta ao ex­­tremo, a Ducati acertou em cheio ao nomear sua supermotard de Hypermotard, afinal ela oferece um design pra lá de agressivo, muita agilidade e diversão de sobra. Ainda mais nesse mo­­delo "caçula", que de­­sembarca agora no Brasil, a Hy­­permotard 796. Equipada com o Desmo­due, mais recente propulsor da fábrica de Borgo Pa­­nigale, a 796 tem torque suficiente para le­­vantar a roda dian­­teira sem au­­xílio da em­­breagem e potência em altos giros para chegar aos 200 km/h.

O novo motor não é apenas uma versão anabolizada da Mons­­­­ter 696. Pistão, virabrequim, cárter, tudo é novo, até mes­­­­mo a central eletrônica. Oferece comportamento suave e extremamente elástico, sem re­­nunciar à tradicional arquitetura de dois cilindros em "L" da Ducati com refrigeração a ar. O motor de 803 cm³ produz 81 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 7,7 kgfm de torque a 6.250 rpm.

Outra bem-vinda novidade no conjunto motriz dessa italiana é a embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento hidráulico. Bem mais silenciosa e de mais fácil manutenção que as embreagens a se­­co usadas em outras Ducati, o componente ainda conta com o sistema APTC (Adler Power Torque Clutch). Ou seja, a moto tem embreagem deslizante, que evita trancos e derrapagens em reduções de marchas. Sem falar que o sistema demanda bem menos esforço para ser acionado.

Pilotagem divertida

Entretanto, a principal qualidade da Ducati Hypermotard 796 não aparece nas fichas técnicas: essa moto italiana é muito gostosa e divertida de pilotar. Pra­­ticamente um brinquedo. Gran­­de parte do prazer e da diversão vem exatamente do conjunto motriz: motor elástico, em­­brea­­gem mais ma­­cia e câmbio de seis marchas bem escalonado.

Não importa se o motociclista é ini­­ciante ou mais experiente, vai curtir pilotar a dócil Hy­­per­­motard 796. Quer brincar de empinar em primeira marcha sem "queimar" a embreagem? O motor tem força para isso. Pre­­fere rodar em baixas rotações em uma marcha alta só para desfilar o brinquedo italiano? Com a Hypermotard tam­­bém é possível. Bastante versátil nesse quesito, a Hy­­permotard 796 é uma excelente moto para o uso urbano, mas que também adora se divertir nas curvas de uma estrada si­­nuosa.

Além do novo motor, de me­­nor capacidade, a 796 se juntou à família Hypermotard em 2009 como uma opção mais aces­­sível que a versão de 1100 cm³. Acessível no preço e também na pilotagem. Com um banco a apenas 825 mm do solo e pesando somente 167 kg (a seco), essa Hypermotard caçula é amigável para os menos experientes e mais baixos. Com um guidão largo, posição de pilotagem ereta e banco confortável, a motard 796 esbanja agilidade e maneabilidade, sem deixar de lado um pouco de esportividade para contornar curvas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]