Bem-sucedido no país desde que foi lançado em 2003, o Ford EcoSport conquistou um bom número de admiradores e vinha reinando no segmento em virtude da falta de um concorrente similar. Este panorama, porém, pode começar a mudar com a chegada do Renault Duster, com preços entre R$ 50,9 mil e R$ 64,6 mil.
O modelo é oferecido em três opções de acabamento e duas de motor. A versão mais em conta é a Duster 1.6, que possui de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos. Em seguida vem a versão Expression 1.6, com airbag duplo e vidros elétricos traseiros, e a Dynamique 1.6, com freios ABS, computador de bordo, faróis de neblina, apoio de cabeça central, CD MP3, rodas de liga leve, retrovisores elétricos. O SUV também pode ser equipado com motor 2.0 de 16 V na versão Dynamique 4x2, com câmbio automático ou manual. A versão top de linha é a Dynamique 2.0 4x4 com câmbio manual de seis marchas.
Fabricado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o carro é uma versão brasileira do Dacia Duster, marca romena de propriedade da Renault, só que recebeu por aqui uma série de alterações em relação ao europeu, mais exatamente 774 componentes, segundo a fabricante. No visual, a maior diferença fica por conta da grade frontal. A vantagem do Duster sobre o seu rival EcoSport está no porte. Ele tem 4,31 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Respectivamente as medidas do rival são 4,22 m, 1,73 m e 2,49 m. Mas clara está a vantagem no porta-malas, maior ponto fraco do EcoSport com seus 296 litros. O Duster 4x2 tem 475 litros e o 4x4 tem 400 litros. A diferença é por causa da posição do estepe. No interior do modelo da Renault percebe-se claramente uma boa melhora no acabamento da forração das portas, com puxadores com peças lisas, assim como o console central em "black piano".
Segundo a montadora, o Duster com motor 1.6 16V desenvolve 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,1 kgfm de torque máximo (3.750 rpm), quando abastecido com gasolina. Com etanol, são 115 cv (5.750 rpm) e 15,5 kgfm (3.750 rpm). O motor 2.0 16V desenvolve a potência de 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 19,7 kgfm (gasolina) / 20,9 kgfm (etanol) a 3.750 rpm.
Segundo a Renault, o custo de manutenção do carro também será bem competitivo: R$ 214 na primeira revisão, R$ 456 na segunda, R$ 402 na terceira e R$ 1.071 na quarta. Agora resta saber se esses atributos, além da garantia de três anos, vão ser suficientes para convencer os consumidores, pelo menos até a chegada no novo Ecosport no ano que vem.
O jornalista viajou a convite da Renault
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