• Carregando...
O visual do utilitário esportivo compacto é destacado pela grade frontal, com barras horizontais cromadas e o símbolo da Renault no centro | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
O visual do utilitário esportivo compacto é destacado pela grade frontal, com barras horizontais cromadas e o símbolo da Renault no centro| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
  • As medidas do Duster são maiores do que as do EcoSport
  • Comando para acionar a tração fica à esquerda da alavanca do câmbio
  • Também haverá versão automática

O utilitário esportivo compacto Duster só será lançado em outubro pela Renault do Brasil, mas o caderno Automóveis, Motos & Cia já antecipa todos os detalhes do modelo, que será oferecido em cinco versões (4x2 e 4x4), com opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático e motores 1.6 e 2.0, ambos com tecnologia flex. Fa­­bricado na planta de São José dos Pinhais (PR), o carro terá com principal concorrente o veterano Ford EcoSport, que em 2012 também terá uma nova geração.

Três unidades do Duster, que participavam das filmagens do comercial de seu lançamento, foram flagradas pela reportagem no Centro Cívico, em Curitiba. Foi possível constatar que o carro é bem diferente do modelo fabricado pela Dacia na Europa. Uma das mudanças mais visíveis no modelo nacional, que tem o design assinado pelo Renault Design América Latina, são os faróis mais alongados e a grade frontal, com barras horizontais cromadas, ostentando o símbolo da marca.

Utilizando a mesma plataforma do Sandero e do Logan, o Dus­ter será maior que o seu principal concorrente, medindo 4,03 me­­tros de comprimento, distância entre-eixos de 2,67 metros, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas oferece na­­da menos do que 475 litros.

Por dentro, o grafismo do quadro de instrumentos lembra o do novo Sandero, assim como as saídas de ar. Há porta-objetos no painel e os controles do vidro estão posicionados na porta. O logotipo da marca aparece no centro do volante. Bancos de couro estão presentes nas versões top. O Duster na versão 4WD, disponível apenas com motor 2.0 de 143 cavalos, embora não possua reduzida, terá um seletor posicionado no console por meio do qual será possível escolher entre as opções 4x2, 4x4 e 4x4 com bloqueio de diferencial. A versão de entrada conta com o motor 1.6 de 112 cavalos, que é o mesmo do Sandero. Vá­­rios acessórios também serão ofe­­recidos para reforçar o visual do utilitário esportivo.

Em recentre entrevista, transmitida pela Internet, o presidente da Renault, Jean Michel Ja­­linier, revelou que o Duster também te­­rá aptidão para incursões em trilhas fora de estrada. A distância em relação ao solo é de 22,1 centímetros e o ângulo de ataque (inclinação máxima que o veículo consegue susperar na dianteira sem tocar o solo) é de 30º, enquanto o ângulo de saída é de 35º.

A Renault ainda não dá informações sobre os preços do Dus­­ter, mas ao julgar pelo seu principal concorrente é provável que seu valor inicial fique na faixa dos R$ 50 mil. Já a versão top de linha 2.0 AWD deve posicionar próximo a R$ 70 mil. O carro, que também será exportado para a Ar­­gentina, só estará nas concessionárias na primeira quinzena de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]