O utilitário esportivo compacto Duster só será lançado em outubro pela Renault do Brasil, mas o caderno Automóveis, Motos & Cia já antecipa todos os detalhes do modelo, que será oferecido em cinco versões (4x2 e 4x4), com opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático e motores 1.6 e 2.0, ambos com tecnologia flex. Fabricado na planta de São José dos Pinhais (PR), o carro terá com principal concorrente o veterano Ford EcoSport, que em 2012 também terá uma nova geração.
Três unidades do Duster, que participavam das filmagens do comercial de seu lançamento, foram flagradas pela reportagem no Centro Cívico, em Curitiba. Foi possível constatar que o carro é bem diferente do modelo fabricado pela Dacia na Europa. Uma das mudanças mais visíveis no modelo nacional, que tem o design assinado pelo Renault Design América Latina, são os faróis mais alongados e a grade frontal, com barras horizontais cromadas, ostentando o símbolo da marca.
Utilizando a mesma plataforma do Sandero e do Logan, o Duster será maior que o seu principal concorrente, medindo 4,03 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,67 metros, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas oferece nada menos do que 475 litros.
Por dentro, o grafismo do quadro de instrumentos lembra o do novo Sandero, assim como as saídas de ar. Há porta-objetos no painel e os controles do vidro estão posicionados na porta. O logotipo da marca aparece no centro do volante. Bancos de couro estão presentes nas versões top. O Duster na versão 4WD, disponível apenas com motor 2.0 de 143 cavalos, embora não possua reduzida, terá um seletor posicionado no console por meio do qual será possível escolher entre as opções 4x2, 4x4 e 4x4 com bloqueio de diferencial. A versão de entrada conta com o motor 1.6 de 112 cavalos, que é o mesmo do Sandero. Vários acessórios também serão oferecidos para reforçar o visual do utilitário esportivo.
Em recentre entrevista, transmitida pela Internet, o presidente da Renault, Jean Michel Jalinier, revelou que o Duster também terá aptidão para incursões em trilhas fora de estrada. A distância em relação ao solo é de 22,1 centímetros e o ângulo de ataque (inclinação máxima que o veículo consegue susperar na dianteira sem tocar o solo) é de 30º, enquanto o ângulo de saída é de 35º.
A Renault ainda não dá informações sobre os preços do Duster, mas ao julgar pelo seu principal concorrente é provável que seu valor inicial fique na faixa dos R$ 50 mil. Já a versão top de linha 2.0 AWD deve posicionar próximo a R$ 70 mil. O carro, que também será exportado para a Argentina, só estará nas concessionárias na primeira quinzena de outubro.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião