Tive a informação de que antes de ligar o carro deve-se pisar na embreagem. Alguns afirmam que esse procedimento proporciona menos sobrecarga da bateria, entre outros benefícios. Quais seriam realmente as vantagens obtidas com esse procedimento?

CARREGANDO :)

Ronaldo Ferreira, de Curitiba

Este procedimento de acionar o pedal da embreagem na hora da partida do motor é verdadeiro, pois além de evitar sobrecarga na bateria, prolongará o motor de partida e até o próprio propulsor do veículo, porque quando acionamos o pedal da embreagem desacoplamos o conjunto da caixa de câmbio, aliviando a carga do motor de partida. Outra maneira de se aliviar a sobrecarga da bateria no momento da partida, seria de não ter nenhum componente elétrico/eletrônico ligado, ou seja rádios, CD player, iluminação, por exemplo. Seguindo estas dicas com certeza teremos uma vida útil maior da bateria, motor de partida e até do motor.

Publicidade

Beno Hoffmann, Sócio-proprietário da Auto Mecânica João Hoffmann.

******

Existe alguma forma de preservar a carga da bateria depois que recebe uma nova carga?

Paulo Jonas, de Curitiba

Não, o sistema elétrico do veículo se encarrega disto. Porém o alternador terá que estar gerando carga suficiente para manter o sistema. Se após a recarga o mesmo voltar a descarregar poderá estar havendo fuga de energia no veículo, bateria com vida útil vencida ou mesmo bateria nova com problema.

Publicidade

Quando uma bateria com vida útil vencida é recarregada, na maioria das vezes, é só paliativo. Logo em seguida volta a descarregar. Além disso, quando a bateria for recarregada e deixada fora do veículo pode-se preservar sua energia colocando-a em cima de uma tábua (madeira) e nunca no chão, em cima de plásticos chapas de aço etc.

Cuidado: A bateria é altamente tóxica. Caso o leitor vá fazer a troca da bateria de seu veículo, nunca esqueça de alimentá-la – "chupeta" – para que o sistema não perca os códigos de rádio, alarme e vidros elétricos. Em alguns casos nos veículos com injeção eletrônica poderá alterar a marcha lenta que ficará oscilando ou morrendo nas paradas do veículo.

Joarez Sofiste, proprietário da Sofiste Mecânica, Lataria e Pintura.