Tive a informação de que antes de ligar o carro deve-se pisar na embreagem. Alguns afirmam que esse procedimento proporciona menos sobrecarga da bateria, entre outros benefícios. Quais seriam realmente as vantagens obtidas com esse procedimento?
Ronaldo Ferreira, de Curitiba
Este procedimento de acionar o pedal da embreagem na hora da partida do motor é verdadeiro, pois além de evitar sobrecarga na bateria, prolongará o motor de partida e até o próprio propulsor do veículo, porque quando acionamos o pedal da embreagem desacoplamos o conjunto da caixa de câmbio, aliviando a carga do motor de partida. Outra maneira de se aliviar a sobrecarga da bateria no momento da partida, seria de não ter nenhum componente elétrico/eletrônico ligado, ou seja rádios, CD player, iluminação, por exemplo. Seguindo estas dicas com certeza teremos uma vida útil maior da bateria, motor de partida e até do motor.
Beno Hoffmann, Sócio-proprietário da Auto Mecânica João Hoffmann.
******
Existe alguma forma de preservar a carga da bateria depois que recebe uma nova carga?
Paulo Jonas, de Curitiba
Não, o sistema elétrico do veículo se encarrega disto. Porém o alternador terá que estar gerando carga suficiente para manter o sistema. Se após a recarga o mesmo voltar a descarregar poderá estar havendo fuga de energia no veículo, bateria com vida útil vencida ou mesmo bateria nova com problema.
Quando uma bateria com vida útil vencida é recarregada, na maioria das vezes, é só paliativo. Logo em seguida volta a descarregar. Além disso, quando a bateria for recarregada e deixada fora do veículo pode-se preservar sua energia colocando-a em cima de uma tábua (madeira) e nunca no chão, em cima de plásticos chapas de aço etc.
Cuidado: A bateria é altamente tóxica. Caso o leitor vá fazer a troca da bateria de seu veículo, nunca esqueça de alimentá-la "chupeta" para que o sistema não perca os códigos de rádio, alarme e vidros elétricos. Em alguns casos nos veículos com injeção eletrônica poderá alterar a marcha lenta que ficará oscilando ou morrendo nas paradas do veículo.
Joarez Sofiste, proprietário da Sofiste Mecânica, Lataria e Pintura.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast