• Carregando...

Muitas oficinas oferecem a transformação do carro a gasolina em bicombustível ( álcool e gasolina). Gostaria de saber quais são os danos que essa transformação podem causar no veículo? Quais as peças mais atingidas?

Paulo Henrique Bettini, de Curitiba.

Resposta

Como já se sabe, os veículos bicombustíveis podem operar tanto com gasolina quanto com álcool. Na verdade, a gasolina abastecida no posto já possui em sua composição uma quantidade de álcool Anidro que pode chegar a 25%. No entanto, se abastecermos o veículo apenas com o combustível álcool, este vai possuir em sua composição água (Etanol Hidratado) e ai começa a complicação. Toda a linha de alimentação do combustível, desde o tanque até sua injeção dentro da câmara de combustão do motor, estará sujeito a contato com um combustível com água que possui efeito corrosivo. Assim, muitos componentes devem ser alterados (selados), como por exemplo, o sistema de indicação do nível de combustível dentro tanque. A própria linha de combustível, mangueiras, bicos injetores, válvulas de admissão e escape também devem ser tratados. Ou seja, apenas a troca do chip do módulo de injeção eletrônica, não é condição suficiente para garantir a confiabilidade e durabilidade do motor, onde, dependendo do caso pode elevar os riscos a integridade física do condutor.

Wilson Parisotto, professor de Motores do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti.

* * * * * *

Pane seca no carro bicombustível. Abastecer com álcool ou gasolina?

Lívia Bonadio, de Curitiba.

Resposta

Se o veículo estiver com motor frio, verificar se tem gasolina no reservatório de partida a frio. Se o reservatório estiver vazio, abasteça-o com gasolina que facilitará o funcionamento do motor. Se o propulsor estiver quente, tanto faz. Nunca esqueça que a maioria das panes dos veículos é provocada por problemas de ordem elétrica ou eletrônica, inclusive por um simples fusível que corta o combustível do sistema de alimentação, no caso a bomba, nos veículo com injeção eletrônica.

Joarez Sofiste, proprietário da Sofiste Mecânica, Lataria e Pintura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]