Muitas oficinas oferecem a transformação do carro a gasolina em bicombustível ( álcool e gasolina). Gostaria de saber quais são os danos que essa transformação podem causar no veículo? Quais as peças mais atingidas?

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Paulo Henrique Bettini, de Curitiba.

Resposta

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Como já se sabe, os veículos bicombustíveis podem operar tanto com gasolina quanto com álcool. Na verdade, a gasolina abastecida no posto já possui em sua composição uma quantidade de álcool Anidro que pode chegar a 25%. No entanto, se abastecermos o veículo apenas com o combustível álcool, este vai possuir em sua composição água (Etanol Hidratado) e ai começa a complicação. Toda a linha de alimentação do combustível, desde o tanque até sua injeção dentro da câmara de combustão do motor, estará sujeito a contato com um combustível com água que possui efeito corrosivo. Assim, muitos componentes devem ser alterados (selados), como por exemplo, o sistema de indicação do nível de combustível dentro tanque. A própria linha de combustível, mangueiras, bicos injetores, válvulas de admissão e escape também devem ser tratados. Ou seja, apenas a troca do chip do módulo de injeção eletrônica, não é condição suficiente para garantir a confiabilidade e durabilidade do motor, onde, dependendo do caso pode elevar os riscos a integridade física do condutor.

Wilson Parisotto, professor de Motores do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti.

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Pane seca no carro bicombustível. Abastecer com álcool ou gasolina?

Lívia Bonadio, de Curitiba.

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Resposta

Se o veículo estiver com motor frio, verificar se tem gasolina no reservatório de partida a frio. Se o reservatório estiver vazio, abasteça-o com gasolina que facilitará o funcionamento do motor. Se o propulsor estiver quente, tanto faz. Nunca esqueça que a maioria das panes dos veículos é provocada por problemas de ordem elétrica ou eletrônica, inclusive por um simples fusível que corta o combustível do sistema de alimentação, no caso a bomba, nos veículo com injeção eletrônica.

Joarez Sofiste, proprietário da Sofiste Mecânica, Lataria e Pintura.