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É verdade que um automóvel com injeçãoeletrônica consome a mesma quantidade decombustível quando se desloca em ponto morto e quando está em quinta marcha?

Ademir Dias, de Curitiba

Resposta

O consumo de um motor depende da rotação do mesmo e se está fazendo esforço para tracionar, portanto se está em quinta marcha tem um consumo maior que em ponto morto na mesma rotação. Valdir Ribas Jr., proprietário da oficina Di Auti.

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A iluminação de xenônio tem amparo legal ou é proibida? Como regularizar e documentar o uso da turbina e rodas de diâmetro maior que as de fábrica (modelos 17, 18, 19 e de até 20 polegadas)?

J. C. Camargo, de Curitiba

Resposta

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) esclarece que não é permitido alterar o sistema de iluminação do veículo. Quando a iluminação é original de fábrica, a regularização do veículo junto ao Detran-PR é feita normalmente.

Quanto à regularização do turbo compressor, é necessário apresentar ao Detran-PR notas fiscais de compra e instalação da turbina e o certificado de segurança veicular expedido por organismo credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

O Detran-PR também esclarece que não é permitida a circulação de veículo equipado com rodas diferentes das originais, que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas. A Resolução n.º 533/78, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determina que o diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto pneu e roda) e a suspensão originais do veículo não podem ser alterados. A Resolução também proíbe a ampliação da largura original do pára-lama do veículo.

Cícero Pereira da Silva, coordenador de Veículos do Detran-PR.

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